Um passageiro do voo que inaugurou a ponte aérea entre os aeroportos de São José dos Campos e do Galeão, no Rio de Janeiro, no ano passado, relatou a experiência com detalhes pelo X nesta quinta-feira (13).
Johnny Galvão, de 28 anos, fez uma longa thread com uma sequência de registros e observações relembrando tanto a viagem para o Vale do Paraíba quanto o retorno ao Rio nos voos operados pela GOL, que em poucas semanas completarão um ano.
A companhia aérea foi a responsável por retomar, no dia 27 de março de 2024, a operação de voos comerciais em São José.
Johnny tem as redes sociais repletas de conteúdos sobre aviação e compartilha sua rotina de viagens tanto dentro quanto fora do Brasil. Segundo seu perfil no Flight Radar, plataforma que registra e monitora voos em todo o mundo, ele acumula mais de 200 voos nos últimos seis anos.

Presentinhos, Turma da Mônica e surpresa no pouso
Johnny contou pelo X que a celebração do primeiro voo entre São José e Rio começou já no portão de embarque B37 do Galeão, onde os passageiros foram recepcionados com chá mate e biscoito Globo, tradicionais símbolos da cultura carioca.
Ele também destacou a surpresa com o Boeing 737-800 que operou o trecho: um modelo especial customizado em homenagem aos 60 anos da Mônica, criada pelo cartunista Mauricio de Sousa. Os desenhos dos personagens cobriam as asas, bagageiro e até as mesinhas do avião.
A decolagem da capital carioca aconteceu às 21h55, com duração prevista de 36 minutos, padrão para a rota. Apesar do tempo de viagem reduzido, Johnny disse que a tripulação serviu aos passageiros um lanchinho com biscoito, chocolate e opções variadas de bebidas.
Devido ao tempo curto do voo, logo após a decolagem se iniciou o serviço de bordo, com um biscoito de polvilho e duas barrinhas de chocolate, além das bebidas variadas, como café, suco, refrigerantes e água. 🧶 pic.twitter.com/mhurqLCtzr
— John Aviation (@Johnnygalvao10) February 14, 2025
Durante o voo, o comandante fez um pronunciamento especial, agradecendo aos passageiros por participarem do momento histórico e ressaltando a importância de São José dos Campos, cidade reconhecida como berço da Embraer e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Leia também: Aeroporto de SJC é aprovado pela ANAC para testes de ‘carros voadores’
A chegada a São José aconteceu às 22h35 e foi marcada por uma outra surpresa. No momento do pouso, os passageiros receberam uma mensagem da torre de controle, em nome da Força Aérea Brasileira (FAB), dando as boas-vindas ao aeroporto. “Um momento inesquecível”, escreveu Johnny.
Já no solo, os viajantes foram recebidos sob uma leve garoa por uma multidão (imprensa, executivos e autoridades), que aguardava a chegada do avião. No saguão do aeroporto, as boas-vindas foram dadas com taças de champanhe, além de uma agenda e caneta que faziam alusão ao voo de presente.
Volta para o Rio de Janeiro
O Boeing da Turma da Mônica pernoitou por algumas horas no aeroporto em São José até que pudesse fazer a viagem de volta para o Rio. O voo de retorno estava marcado para decolar às 06h20 do dia 28 de março, “horário estratégico”, segundo Johnny, para conectar os passageiros aos 33 destinos disponíveis a partir do Galeão.
Antes de embarcar, o jovem recebeu mais uma agenda comemorativa da GOL para a “segunda inauguração”. “Do pátio, pudemos ver o quão bonita ficou a pintura em homenagem aos 60 anos da Mônica”, escreveu.
A aeronave decolou para o Galeão pontualmente, às 6h20. Johnny chamou a atenção para os aviões da Embraer que podiam ser vistos pela janela estacionados. “Um E2 da Porter e um E175 da Alaska descansavam em frente ao hangar da terceira maior fabricante de aeronaves do mundo”.
Pontualmente, às 06:20 a aeronave decolou do SJK, onde pudemos ver algumas aeronaves da Embraer prontas para serem entregues aos seus clientes. Um E2 da Porter e um E175 da Alaska descansavam em frente ao hangar da 3ª maior fabricante de aeronaves do mundo. 🧶 pic.twitter.com/QEaFeRVmpP
— John Aviation (@Johnnygalvao10) February 14, 2025
Por conta da turbulência contínua na rota, a tripulação não conseguiu realizar o serviço de bordo. O avião pousou novamente no Rio de Janeiro às 6h55, após cerca de 36 minutos de voo.
Voos entre SJC e RJ
A malha regular da GOL entre São José dos Campos e o Rio de Janeiro inclui voos com partida do Galeão às 21h40 e chegada a São José às 22h45 nas quartas, sextas e domingos.
Os voos que saem de São José dos Campos com destino à capital carioca, por outro lado, são realizados às segundas, quintas e sábados, com chegada no Rio de Janeiro às 7h05.
Acompanhe também: