Brazilcore. O que você sabe sobre a tendência que vem conquistando espaço nos corações e looks dos brasileiros (e estrangeiros)?
O nascimento da tendência ainda é difícil de categorizar. Especialistas e estudiosos já falam que o Brazilcore não surgiu nem da representação patriótica política, nem da influência da competição de futebol realizada pela Federação Internacional de Futebol.
“Essa tendência não é exclusivamente brasileira. Ela é mundial! Dizem que o Brazilcore nasceu, principalmente, por influenciadores do TikTok, que já usam no seu dia a dia, camisetas de time de futebol, bandeiras e chinelos Havaianas, que são também um reflexo da identidade do Brasil”, assentiu Paula Chiaradia, consultora de moda e imagem.
São mais e mais vídeos na plataforma que confirmam que o lifestyle colorido viralizou tanto, que criadores de conteúdo de outros países passaram a aderir e repetir a tendência verde e amarela também.
Outra característica também encontrada no percurso para o sucesso da tendência Brazilcore é a Moda Dopamina.
Devido à pandemia, e algumas de suas consequências, como o isolamento social, as incertezas e a falta de contato com o mundo, a infelicidade e a angústia tomaram conta de muitos.
“Quando a gente voltou a circular, encontrar pessoas e sair sem máscara, o desejo e a alegria de viver voltaram a ser restaurados. Quando nos sentimos felizes e libertos, estimulamos os níveis de dopamina e ocitocina. As cores vibrantes estampadas na bandeira nacional causam um impacto na mente bem similar, criando os mesmos sentimentos e sensações”.
A dopamina é um neurotransmissor responsável por levar informações do cérebro para as diversas partes do corpo.
Essa substância é conhecida como um dos hormônios da felicidade.
Dessa forma, o conceito de Moda Dopamina foi criada com intuito de trazer leveza e diversão para os looks. E como o Brazilcore, não se limita às roupas, igualmente presente em acessórios, calçados e muito mais.
Essência Brasileira
O que significa Brazilcore?
De forma literal, o nome da tendência fashion, baseada nas cores da bandeira nacional, significa “essência brasileira”.
É a brazilian aesthetic (estética brasileira) representada em cores. É o jeitinho brasileiro em roupas e acessórios. É a forma brasileira de viver estampada em croppeds, mini saias, biquínis, sungas e vestidos.
Em época de Copa do Mundo, onde literalmente vestimos a camisa do Brasil, pode-se pensar que, não necessariamente, tê-la no guarda-roupa é requisito essencial para fazer parte da tendência.
“Podemos trazer as cores da nossa bandeira em diferentes peças para trabalhar o Brazilcore e usar nos dias de jogos da Copa do Mundo. Com um olhar baseado em harmonia cromática, dentro do trabalho estético de consultoria de imagem, as cores verde, amarelo e azul combinam entre si!”, afirmou Paula Chiaradia.
Vá além do Verde e Amarelo no Brazilcore
Vai ver a estreia do Brasil na Copa e não vai ter tempo de passar em casa para o trocar o look de trabalho? JÁ VÁ PRONTA!
São diversas as combinações possíveis com as cores existentes na bandeira. Utilize-as ao seu favor e estilo.
Confira agora alguns exemplos de looks fora do óbvio, com peças da Aline Guimarães Boutique, que irão te fazer sentir bem independente da ocasião. Paula Chiaradia, consultora de moda e estilo, comentará cada produção a seguir:
Look trabalho (Foto: Divulgação)
“Carinha de look de trabalho! A blusa azul tem as listras laterais que remetem ao esportivo, mas ao mesmo tempo possui a estrutura de uma Muscle Tee, com as ombreiras mais rígidas. Esse tipo de modelagem traz autoridade, não deixando a T-shirt básica demais. A calça de alfaiataria branca vem complementado o look!”
Look praiano (Foto: Divulgação)
“É super válido levar a tendência brazilcore para outros ambientes. Aqui temos um look pensado para a praia, com um maiô branco e uma saída verde. Super elegante e pronta para torcer nos jogos!”
Look festa (Foto: Divulgação)
“Esse é mais fashionista! Um vestido com plumas, monocromático, que aumenta a silhueta, junto a um sapato de bico fino transparente. O look é para uma ocasião mais festiva, mais balada, porém, ainda dentro da tendência.”
Look happy hour (Foto: Divulgação)
“Ainda numa base monocromática, só que desta vez num tom de verde, temos um look para o happy hour/festa. O casaqueto em cima do conjunto traz uma pegada mais fashionista. O scarpin amarelo complementa a produção!”
Look descolado e moderno (Foto: Divulgação)
“Essa calça de alfaiataria amarela e as franjas da blusa deixam a produção super descolada e elegante. Ainda seguindo a tendência brazilcore, como todos os outras combinações, esse look tem uma carinha de festa, de bar ou de um jantar mais sofisticado!”
Conheça sobre a teoria das cores:
Cores análogas: Essas são as cores encontradas em sequência dentro do círculo cromático. Elas dão a sensação de continuidade, como o verde e azul. O Verde e o Azul são cores vizinhas. A sobreposição dessas duas cores traz uma combinação análoga, chique e elegante. Os tons não precisam ser exatamente os encontrados na bandeira nacional, você pode brincar nas combinações!
Cores complementares: São cores que oferecem mais contraste entre si. Crie looks harmoniosos com muito movimento e pontos de destaque. O Azul e Amarelo são exemplos de cores complementares. Invista em looks nesses tons para se destacar em meio às outras pessoas!
Looks monocromáticos são aquelas produções inteiramente de uma só cor. Além de elegante, o monocromático também é tendência. Por que não uma base toda azul com acessórios e sapatos combinando?
Respeite o seu estilo
Não quer usar a camisa do Brasil? Não quer seguir a moda? Está tudo bem! O mais importante é pensar no quanto você gosta dessa tendência e o quanto a quer valorizar neste momento, respeitando o seu estilo pessoal.
Traga elementos aos seus looks em cores da bandeira em uma produção mais clássica, neutra ou sexy.
“O mais gostoso é olharmos uma tendência e adaptá-la ao nosso estilo pessoal! Você pode vestir uma calça de alfaiataria branca, uma blusa branca e um cinto verde, por exemplo. Dá para trazer propostas assim, e ainda curtir os jogos”, concluiu a consultora de imagem.
As tendências possuem curvas de aceitação, ou seja, seja feliz e se jogue no que te faz sentir bonita (o) e feliz!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.