Em um movimento itinerante desde que fechou suas portas no ano passado, a Galeria Poente tem ocupado os espaços públicos de São José dos Campos com arte.
Depois de passar pela Universidade do Vale do Paraíba, Parque da Cidade e Praça do Sapo, a galeria instala uma exposição coletiva no Salão Verde do Parque Vicentina Aranha chamada “Ocupa Vicentina”.
Entre 2 de abril e 31 de maio, a galeria apresenta trabalhos variados de dez artistas locais: fotografias, instalações, mosaicos, pinturas, desenhos e site specific (obras planejadas para um local específico). O projeto recebeu incentivo do Fundo Municipal de Cultura.
As visitações podem ser feitas de quarta a sexta-feira, das 14h às 19h, e aos sábados e domingos, das 9h às 15h.
Produzida por Paulo Henrique Rosa, que assinou mais de 30 exposições e apresentou mais de 50 artistas à região nos últimos quatro anos, a mostra terá obras de:
- André Yassuda, Celia Barros, Cidinha Ferigoli, Egídio Rocci — escultor já falecido, com uma instalação inédita em madeira descartada — Evaldo Eras, Lindsay Ribeiro, Natália Aia, Pedro Dias, Regina Carmona e Tamara Andrade, que apresenta um site specific.
Veja mais: O que você vai encontrar na exposição imersiva de Van Gogh em São José
Os trabalhos foram selecionados pela curadora Pitiu Bomfin, que destaca o valor de poder encontrar obras tão distintas. “[A exposição] Reúne linguagens de diferentes gerações e propiciará diálogos inusitados e enriquecedores”.
A montagem da exposição foi visitada no último fim de semana pelo jornalista José Guilherme Ferreira, que fez registros do processo de organização das obras (confira abaixo).
Além das obras
Além da exposição, o Ocupa Vicentina contará com:
Serviço
- Local: Parque Vicentina Aranha – Salão Verde;
- Vernissage (abertura): 2 de abril, das 18h às 21h;
- Visitação:
- Quarta a sexta: 14h às 19h;
- Sábados e domingos: 9h às 15h;
- Finissage (fim da exposição): 3 de maio, das 10h às 12h.