Já pensou em acompanhar o processo de um artista? Se você estiver em São José dos Campos neste fim de semana, vai conseguir.
De sexta-feira (17) até domingo (19), oito artistas mulheres vão produzir suas obras ao vivo no Parque da Cidade em diferentes linguagens, como pintura, bordado e telas fixadas em andaimes.
As obras serão feitas ao longo de três sessões (veja a programação abaixo) e vão abordar questões de gênero e as diferentes vivências das mulheres na sociedade. Bel Mattos, Clau Epiphanio, Eliete Santos, Fabíolla Canedo, Fernanda Segolin, Francela Carrero, Renata Freitas e Tânia Beta serão as artistas escaladas para o desafio de fazer as obras enquanto o público acompanha.
A curadora do projeto, Pitiu Bomfin, explica que cada uma delas elaborou um processo próprio para executar suas obras nesta proposta. “Um desafio bastante criativo que com certeza trará uma visualidade inédita”, ressalta a artista, bastante animada para ver a reação do público.
“Estar na rua traz elementos inesperados e mesmo elaborando bastante para que o trabalho aconteça o melhor possível, com certeza teremos boas surpresas. O que mais preocupa é o tempo”, confessou Pitiu na torcida pelo sol ameno e para a chuva passar longe.
Levando a arte às pessoas
Toda a iniciativa faz parte do projeto cultural “Mundividências – Arte na Cidade”, idealizado pelo galerista e produtor cultural Paulo Henrique Rosa, da Galeria Poente, fechada em 2024, mas agora reiventada em formatos além do espaço físico.
“Muitos sentem que não pertencem aos espaços culturais convencionais, seja por acharem que a arte ali exposta é inacessível ou por associarem esses ambientes a uma experiência elitizada”, explica Paulo sobre a insegurança das pessoas ao acessarem a arte.
O novo projeto, de acordo com o galerista, tem a intenção de quebrar essa barreira levando o processo criativo “exatamente para onde o público está”. E mais que isso, promete também promover a inclusão.
Jéssica Morais e Luis Daniel, casal de empresários especialista em acessibilidade, serão os responsáveis por experiências sensoriais que permitirão todo o público interagir com as obras no parque.
Mais atividades programadas
Realizado com incentivos da Lei Paulo Gustavo, o projeto terá mais atividades nas próximas semanas para quem quer conferir e aprender sobre a arte.
Além das três sessões no Parque da Cidade, uma outra está programada para acontecer no Pátio do Museu Municipal e duas oficinas gratuitas serão organizadas no Ateliê 346, no Jardim Esplanada.
A primeira, voltada para elaboração de projetos culturais para artistas visuais, acontecerá nos dias 1° e 8 de fevereiro. Já a segunda, sobre acessibilidade em projetos culturais, está programada para o dia 15 de março.
Ambas oferecem 15 vagas, com inscrições através de links disponibilizados pela Galeria Poente (veja abaixo).
Serviço
Mundividências – Arte na Cidade
Intervenções Públicas
Classificação: Livre
- Sessão 1 e 2: 17 e 18 de janeiro, das 8h às 12h
Local: Parque da Cidade – próximo ao Museu do Folclore - Sessão 3: 19 de janeiro, das 9h às 13h
Local: Parque da Cidade – próximo à Arena - Sessão 4: 13, 14 e 15 de fevereiro, das 8h às 12h
Local: Pátio do Museu Municipal – Centro
Oficinas:
- Elaboração de Projetos Culturais para Artistas Visuais
Datas: 1 e 8 de fevereiro, das 9h às 12h
Local: Ateliê 346
Inscrições: pelo formulário ou Instagram - Acessibilidade em Projetos Culturais
Data: 15 de fevereiro, das 9h às 12h
Local: Ateliê 346
Inscrições: pelo formulário ou Instagram
Acompanhe também: