
Com a cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno marcada para esta sexta (6), às 16h (horário de Brasília), em Milão, a Alemanha anunciou seus representantes para conduzirem a bandeira nacional no desfile dos atletas: o astro do hóquei no gelo Leon Draisaitl e a saltadora de esqui Katharina Schmid.
Aos 30 anos, o centro do Edmonton Oilers, destaque da NHL e um dos melhores jogadores de hóquei do mundo, receberá uma das maiores honras do esporte ao carregar o estandarte alemão durante o desfile inaugural.
A escolha de Draisaitl não foi arbitrária: ele venceu uma votação conjunta entre atletas do Time Deutschland e torcedores, superando nomes consagrados de competições de inverno.
A nomeação se destaca não apenas por sua carreira de sucesso no hóquei, mas também porque Draisaitl fará sua estreia olímpica em 2026.
Leia mais: Após dez anos sem chegar à decisão, Alemanha é derrotada pela Dinamarca na Euro de Handebol
Ao lado dele, a saltadora de esqui Katharina Schmid, de 29 anos, medalhista mundial e presença experiente em Jogos Olímpicos, dividirá o papel de porta-bandeira em algumas das cerimônias.
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno será transmitida internacionalmente e reunirá cerca de 3.000 atletas de 93 nações no Estádio San Siro — cenário de um espetáculo que mistura tradição, cultura e o espírito competitivo que caracteriza o maior evento esportivo global de inverno.
Artistas como Mariah Carey, Laura Pausini e Andrea Bocelli estão confirmados para se apresentar na festa de abertura.
Para a edição deste ano, freestyle skiing, luge, ski jumping e skeleton são as novas modalidades incluídas. Vale destacar que as Olimpíadas vão do dia 6 de fevereiro ao dia 22 e serão disputadas entre Milão e Cortina d’Ampezzo.