Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Ofício das Palavras
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Visite São Convention Bureau – 2 Visite São Convention Bureau – 2

    Você está em:Início » Presença de aves rosa no Vidoca indica melhoria na vida da fauna e flora no coração da cidade
    Especiais

    Presença de aves rosa no Vidoca indica melhoria na vida da fauna e flora no coração da cidade

    Para especialistas, o registro de colhereiros representa um indicativo de que o córrego pode estar passando por um processo de melhoria
    Autor: Gabriel Blois Moreira28 de janeiro de 2026Nenhum comentário4 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    (Foto: Gabriel Blois Moreira/Portal Spriomais)

    A presença de aves rosa tem chamado a atenção de moradores e especialistas no córrego Vidoca, na zona oeste de São José dos Campos. A ave aquática, chamada de colhereiro é conhecida pela plumagem rosada e pelo bico longo em formato de colher, foi recentemente observada pela equipe do Portal Spriomais em trechos do curso d’água que corta a área urbana do município, historicamente associado à poluição e ao despejo de esgoto.

    O colhereiro (Platalea ajaja) é uma ave de grande porte, amplamente distribuída nas Américas, ocorrendo desde o sul dos Estados Unidos até a Argentina. No Brasil, a espécie está presente em praticamente todas as regiões, e sua aparição está diretamente associada a qualidade dos ambientes aquáticos disponíveis.

    Sobre a espécie

    Segundo o biólogo José César de Souza, formado pela UNESP, o colhereiro é facilmente reconhecido pelas penas rosadas ao longo do corpo, com coloração mais clara no pescoço, que varia do rosado ao esbranquiçado. O bico largo e achatado é uma de suas principais características e é utilizado para remexer a água em busca de alimento, como pequenos peixes, moluscos e anfíbios.

    “Ela é uma ave considerada bioindicadora da qualidade do ambiente e precisa muito que esse ambiente seja limpo, porque é muito sensível à contaminação e à poluição. Onde há contaminação muito forte, essas aves não ficariam”, explica.

    A espécie costuma ocupar áreas úmidas rasas, como brejos, lagoas, várzeas, banhados, manguezais e margens de rios e riachos. Durante a alimentação, o colhereiro caminha lentamente em águas rasas, movimentando o bico lateralmente para capturar presas aquáticas, comportamento que o torna dependente de ambientes com boa disponibilidade de alimento e uma cadeia ecológica minimamente estruturada.

    (Foto: Gabriel Blois Moreira/Portal Spriomais)
    (Foto: Gabriel Blois Moreira/Portal Spriomais)

    Embora seja mais comum em áreas naturais ou rurais, o colhereiro também pode utilizar ambientes urbanos quando há condições ambientais adequadas. No caso do Vidoca, os especialistas destacam que alguns trechos do córrego apresentam características favoráveis, como áreas rasas, presença de vegetação e sinais de menor carga de poluentes, o que pode explicar a presença da ave.

    Veja também: Projeto na Mantiqueira converte plantação esquecida em ponto de cultura e preservação da Mata Atlântica

    De acordo com o médico veterinário, mestre em Ecologia pela UFRGS e doutor em Ciência do Sistema Terrestre no INPE, Vagner Luis Camilotti, o registro do colhereiro no córrego Vidoca é um sinal promissor, considerando especialmente o histórico de degradação do curso d’água.

    “A presença recorrente dessas aves sugere que o Vidoca oferece condições ecológicas mais favoráveis do que em períodos anteriores, refletindo um possível processo de recuperação ambiental”, afirma.

    Outras espécies no Vidoca

    Segundo Vagner, outras espécies aquáticas e limícolas também já foram observadas no local, como o pernilongo-de-costas-brancas, além de marrecas como a ananaí e a irerê. A ocorrência dessas aves está relacionada à disponibilidade de alimento, que depende de fatores como boa oxigenação da água, menor carga de poluentes e a existência de organismos aquáticos que sustentam a cadeia alimentar.

    Pernilongo de costas brancas (Foto: Afonso de Bragança)
    Irerê (Foto: Rudimar Narciso Cipriani)
    Ananaí (Foto: Wikipédia)

    Apesar do cenário positivo, o especialista alerta que a presença de uma ou poucas espécies, isoladamente, não permite afirmar uma recuperação definitiva da qualidade da água. Aves aquáticas são altamente móveis e podem utilizar áreas ainda impactadas, desde que encontrem alimento suficiente.

    “Esses registros devem ser interpretados com cautela científica, como indicadores indiretos e complementares”, ressalta Camilotti.

    O portal tentou contato com a Prefeitura de São José dos Campos em busca de informações sobre o estado atual do córrego, porém a administração afirmou não ter dados sobre o assunto.

    ave aves colhereiro passaro sao jose dos campos sjc
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias Anteriores‘Eles limpam rápido para a vida voltar a acontecer’, relata joseense que encara nevasca histórica nos EUA
    Próxima Notícia Comissões da Câmara de São José dos Campos emitiram quase 2 mil pareceres em 2025

    Notícias Relacionadas

    Ex-primeira-dama de São José planeja voltar a vender marmitas para enfrentar dificuldades financeiras

    28 de janeiro de 2026

    Raicca Ventura, campeã mundial de skate park, dá um rolé por pistas do Vale

    28 de janeiro de 2026

    ‘Eles limpam rápido para a vida voltar a acontecer’, relata joseense que encara nevasca histórica nos EUA

    Autor: Gabriel Duarte/portal spriomais28 de janeiro de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Feedbacks embutidos
    Ver todos os comentários

    Camara SJC




    Taubaté


    Visite São Convention Bureau – 3 Visite São Convention Bureau – 3

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.