
Quase 50 °C separam Lara Faria de casa, em São José dos Campos. Atualmente em Columbus, no estado de Ohio, nos Estados Unidos, ela enfrenta temperaturas na casa dos -20 °C e uma nevasca histórica que atinge cerca de dois terços do território norte-americano.
“Começou a nevar no sábado e não parou até a noite de domingo”, relatou a intercambista sobre o fim de semana com condições climáticas severas. Até a manhã da última segunda (26), a situação ainda era crítica.
Columbus estava sob um alerta de emergência de nível 3, que deixou as ruas e estradas bloqueadas, com exceção para trabalhadores de serviços essenciais. Nesse período, a neve subiu 40cm e comércios e escolas permaneceram fechados. Do lado de fora das casas, apenas caminhões de limpeza circulavam.
“Esse nível 3 é um alerta que os xerifes liberam para a gente. Durante o alerta, se você for pego na rua dirigindo, você pode levar multa ou até ser preso”, explicou sobre a rigidez da medida.
Leia também: Embraer firma acordo para produzir aeronaves com grupo bilionário na Índia
Ainda na segunda, o alerta foi rebaixado para o nível 2. Nesse momento, as autoridades enfatizaram que somente aqueles que considerassem necessário dirigir deveriam estar nas estradas. Trabalhadores foram orientados a verificar com seus patrões se precisariam ir ao trabalho presencial.
A cada hora os trabalhos para recuperar a normalidade têm avançado e o cenário se transformado. “Aqui eles limpam as coisas muito rápido para a vida voltar a acontecer”, disse Lara impressionada com a quantidade de caminhões que via pelas ruas.

Entenda o tamanho da nevasca nos EUA
A onda de frio extremo nos Estados Unidos já provocou 30 mortes e deixou mais de 500 mil pessoas sem energia elétrica. Neve e gelo atingem regiões do Sul ao Nordeste do país e, segundo autoridades, não há previsão de trégua.
De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, a neve se acumulou em uma faixa de 2,1 mil km, do Arkansas à Nova Inglaterra, com volumes que chegaram a 50 centímetros em áreas próximas a Pittsburgh e sensação térmica de até -31 °C.
Meteorologistas alertam que uma nova massa de ar ártico deve manter as temperaturas abaixo de zero nos próximos dias — em Columbus, a previsão é de frio intenso por ao menos nove dias.
Confira também: Justiça por Orelha, cãozinho morto em ataque violento em Florianópolis