
Basta fazer uma pesquisa rápida…
A região de Campinas elegeu 4 deputados federais e 9 deputados estaduais nas eleições de 2022. A região de Ribeirão Preto atingiu a cota de 4 deputados federais e 5 estaduais no mesmo pleito. Em São José do Rio Preto foram 3 deputados federais e 5 estaduais.
Na região de Bauru, o placar foi de 1 deputado federal eleito e 9 deputados à Assembleia Legislativa do Estado. Em Sorocaba e região, o desempenho foi de 3 parlamentares federais e 4 deputados estaduais. E a Baixada Santista elegeu 4 deputados federais e 5 estaduais. São bancadas robustas tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa.
No mesmo pleito, a Região Metropolitana do Vale do Paraíba elegeu 1 deputado federal (Milton Vieira), entre 67 nomes lançados na região; e 2 deputados estaduais (Doutor Élton e Letícia Aguiar), entre 8 postulantes.
Qual o quadro atual? Bem, Milton está licenciado para ser secretário na gestão de Ricardo Nunes em São Paulo; suplente, Loreny Caetano chegou a assumir por alguns meses no lugar de Paulinho da Força, mas esta fora de Brasília; e Ricardo Galvão, também suplente, assumiu vaga na Câmara Federal recentemente. Na Assembleia, Élton e Letícia continuam e Ortiz Junior, suplente, vive um mandato vagalume, condenado que foi por infidelidade partidária. É pouco…
Somando todos, RMVale e outras regiões do Estado, o resultado das urnas de 2022 foi perverso em números para o Vale do Paraíba. O eleitor da região depositou boa parte de seus votos em candidatos de fora (muitos nem apareceram por aqui depois do pleito) ou, tão drástico quanto, pulverizou votos em candidatos sem chance alguma – aqueles que usam a eleição parlamentar como “trampolim” para a próxima disputa municipal ou aqueles que saem em “dobradinha” para amealhar um punhado de votos para um nome estrangeiro.
Como podemos mudar esse cenário perverso em 2026? Alguém arrisca um palpite?
Veja também: Não sabe brincar, não desce pro play //Tarcísio recua, de novo, diz que apoia candidatura de Flávio Bolsonaro e jura que seu foco continua em SP