
O Museu da Imagem e do Som (MIS), instituição vinculada à Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, anunciou as cidades parceiras do programa Pontos MIS para o ano de 2026.
Ao todo, 128 municípios paulistas e sete unidades das Fábricas de Cultura foram selecionados para receber ações de formação e difusão cultural ao longo do ano.
Na região do Vale do Paraíba, 16 municípios foram contemplados e irão receber gratuitamente atividades como sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e ações de formação cultural.
Municípios da região selecionados
As cidades da região que integram o Pontos MIS em 2026 são:
- Aparecida
- Caçapava
- Campos do Jordão
- Caraguatatuba
- Guaratinguetá
- Ilhabela
- Lavrinhas
- Lorena
- Paraibuna
- Pindamonhangaba
- Piquete
- São Bento do Sapucaí
- São José dos Campos
- São Sebastião
- Taubaté
- Ubatuba
O que é o programa Pontos MIS
O Pontos MIS é um programa estadual que leva a programação do Museu da Imagem e do Som para cidades do interior, litoral e região metropolitana, com o objetivo de ampliar o acesso à cultura e ao cinema, formar novos públicos e fortalecer a gestão cultural local.
As ações acontecem em parceria com as prefeituras e são realizadas em espaços culturais das próprias cidades, como centros culturais, bibliotecas, teatros e salas multiúso.
Leia também: Trio de artistas inaugura ‘Arqueologia do Presente’, exposição a céu aberto no Torrão de Ouro em SJC
🎬 Tipos de atividades oferecidas
O programa é dividido em diferentes eixos de atuação:
Exibição de filmes
As cidades parceiras recebem, todos os meses, um catálogo de filmes selecionados pelo MIS e podem programar sessões presenciais gratuitas para a população.
Exposições itinerantes
Mostras fotográficas e exposições do acervo do MIS circulam pelas cidades, ocupando espaços culturais e ampliando o acesso a conteúdos históricos e artísticos.
Formação cultural
São oferecidas oficinas e palestras gratuitas sobre cinema, fotografia e gestão cultural, realizadas presencialmente nos municípios participantes.
Desenvolvimento de curtas-metragens
O programa também seleciona projetos de curta-metragem e oferece acompanhamento técnico gratuito, com orientação de profissionais do audiovisual em todas as etapas de desenvolvimento.
Residência Pontos MIS
Diretores de curtas produzidos a partir das oficinas do programa podem ser selecionados para uma imersão de uma semana no MIS, em São Paulo, com aulas, palestras e atividades práticas. O museu oferece transporte, hospedagem e ajuda de custo aos participantes.