
Moradores do bairro Capuava, na zona sudeste de São José dos Campos, protestam insistentemente na manhã desta terça-feira (13) dentro do Paço Municipal sobre a falta de água que, segundo afirmam, já dura pelo menos três semanas.
Cerca de 2.500 pessoas enfrentam escassez de água desde o período de festas no ano passado, apontam os moradores. A região é abastecida pelo município com caminhões-pipa há 40 anos, mas a vizinhança afirma que o fornecimento tem sido insuficiente nas últimas semanas.
Contrariando a comunidade local, a Prefeitura nega a falta de abastecimento e enfatiza que diariamente entrega 136 mil litros de água potável na região por meio de caminhões-pipa. Esse montante, de acordo com a Secretaria de Manutenção da Cidade, atende exatamente 288 endereços informais que não são atendidos pela Sabesp.

“Não há rotina sem água”
Em vídeos obtidos pelo portal spriomais, os moradores no Paço protestam pacificamente, mas exigem serem atendidos pela Prefeitura. “A gente entende que é o trabalho de vocês, não vamos subir, mas vamos esperar aqui até que alguém venha falar com a gente”, afirma um homem aos seguranças na gravação.
O pequeno grupo, de maioria composta por idosos, carrega cartazes que reivindicam água para o bairro, pedem respeito e afirmam que falta de água é crime. Ingrid Oliveira, moradora da rua País de Gales, diz que os moradores “não têm rotina sem água”.
Ela afirma que, após nove dias sem abastecimento, a Prefeitura enviou um caminhão-pipa na segunda (12), mas a quantidade de água distribuída não deu conta das necessidades dos moradores. “Uma semana sem receber já acumula tudo”, relata.
Prefeitura vai revisar abastecimento
Em nota, a Prefeitura garante que o abastecimento está normalizado na região e afirma que pretende realizar, ainda neste ano, um levantamento detalhado dos imóveis locais para avaliar a real necessidade social de cada endereço.
Segundo o município, a intenção é revisar a distribuição gratuita de água, que hoje também abastece chácaras de alto padrão, com piscinas e quadras esportivas.