
A Prefeitura de São José dos Campos identificou uma concentração maior de emissão de atestados médicos às segundas-feiras nas unidades de urgência e emergência da rede municipal. Os dados fazem parte de um levantamento sobre o atendimento nas unidades de saúde do município.
De acordo com as informações divulgadas, os percentuais de atestados emitidos às segundas-feiras variam entre 16,9% e 28% em todas as unidades analisadas. O levantamento também aponta predominância da população economicamente ativa entre os pacientes que buscam esse tipo de documento.
A faixa etária de 18 a 30 anos responde por cerca de 25% dos atestados emitidos na média geral da rede municipal. O público jovem adulto aparece com maior frequência nos registros relacionados à solicitação do documento.
Entre as unidades com maior volume proporcional de atestados estão a UPA Novo Horizonte, onde 63% dos atendimentos resultaram em emissão do documento, a UPA Eugênio de Melo, com 60%, e a UPA Campo dos Alemães, com 51%.
O levantamento da Prefeitura considera os atendimentos realizados nas seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais municipais e de Clínicas Sul. Os dados também foram utilizados como base para adoção das novas diretrizes relacionadas à emissão de atestados médicos na rede pública.