
Dois incêndios de grandes proporções atingiram galpões de reciclagem no Vale do Paraíba em um intervalo de cerca de 36 horas, entre sábado (10) e a madrugada desta segunda-feira (12).
As ocorrências foram registradas em Pindamonhangaba e Caçapava e mobilizaram equipes de combate por longos períodos. Apesar da gravidade dos casos, não houve vítimas.
Pinda
O primeiro incêndio ocorreu em Pindamonhangaba, onde o Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 11h de sábado (10) para atender um fogo em um galpão de armazenamento de recicláveis, localizado na Rodovia Vereador Abel Fabrício Dias.
Segundo a corporação, havia grandes labaredas, que atingiram uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados. O combate às chamas só foi concluído por volta das 5h da manhã desta segunda-feira (12), após quase dois dias de trabalho envolvendo contenção, isolamento e extinção total do incêndio.
Caçapava
Menos de dois dias depois, já na noite de domingo (11), um novo incêndio de grandes proporções foi registrado em Caçapava.
De acordo com a Defesa Civil, o fogo começou por volta das 21h40, em uma área de bambuzal na rua Fernando Pessoa, e se espalhou rapidamente até atingir um galpão de reciclagem que armazenava grande quantidade de materiais plásticos, o que contribuiu para a intensidade das chamas.
O incêndio em Caçapava levou cerca de cinco horas para ser controlado e foi extinto por volta das 2h da madrugada desta segunda-feira (12). As chamas destruíram aproximadamente 4,8 mil m² do galpão.
Para conter o fogo, a Defesa Civil contou com o apoio de caminhões de combate a incêndio de Taubaté e Guaratinguetá, já que o Corpo de Bombeiros atuava simultaneamente na ocorrência de Pindamonhangaba.