
Os funcionários da Saens Peña, uma das três empresas responsáveis pelo transporte público de São José dos Campos, iniciaram uma paralisação na manhã desta quinta-feira (8) por causa do atraso no pagamento dos salários de dezembro. Todas as linhas operadas pela empresa estão paradas.
O prazo previsto para o pagamento seria esta quarta-feira (7), mas os funcionários não receberam os salários. Diante do atraso, o sindicato mobilizou a categoria e suspendeu a operação dos ônibus. Com a paralisação, usuários do transporte público enfrentam transtornos para se deslocar ao trabalho.
“Aqui na Saens Peña os trabalhadores estão sem pagamento. O pagamento era no dia de ontem, ainda não caiu e por isso o sindicato está aqui. Quando todos os trabalhadores chegarem, vamos realizar uma grande assembleia e vamos definir qual vai ser o encaminhamento”, afirmou um representante do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba e Região, em vídeo gravado na portaria da empresa nas primeiras horas do dia.
Leia também: Metro quadrado de São José dos Campos é o 4º mais caro de SP
Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos informou que o sindicato não comunicou oficialmente a paralisação com antecedência, conforme determina a legislação.
O município ainda ressaltou que fiscaliza a situação e, tanto o sindicato quanto a empresa serão notificados e a concessionária será autuada. À Prefeitura, a Saens Peña afirmou que o pagamento dos funcionários será realizado ainda na manhã desta quinta.
A reportagem tentou contato com a Saens Peña e o Sindicato dos Condutores, mas ainda não recebeu posicionamento ou atualização sobre a paralisação.