
Uma operação da Prefeitura de São José dos Campos retirou cerca de três toneladas de materiais inservíveis de um imóvel no bairro Novo Horizonte, na região leste da cidade, nesta terça-feira (6).
A ação, autorizada por mandado judicial de ingresso forçado, foi motivada por denúncias feitas por moradores à Central 156.
Segundo a Prefeitura, foram necessários seis caminhões para remover os objetos, que estavam acumulados de forma irregular dentro da residência. Todo o material foi encaminhado para descarte adequado na Regional Leste da Secretaria de Manutenção da Cidade. O morador responsável pelo imóvel acompanhou a operação do início ao fim.
O local era utilizado para acumulação compulsiva de resíduos, prática que pode gerar impactos diretos à saúde coletiva, como a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, presença de escorpiões e outros animais peçonhentos, além de riscos à segurança e à higiene do entorno.
Leia também: Metro quadrado de São José dos Campos é o 4º mais caro de SP
Mais de 50 toneladas retiradas no ano passado
Esta foi a primeira ação do tipo em 2026 com mandado judicial. Em 2025, a Prefeitura realizou cinco operações semelhantes, que resultaram na retirada de mais de 52 toneladas de materiais acumulados em imóveis e terrenos da cidade, segundo dados do município.
Denúncias no 156
Casos de acúmulo compulsivo costumam chegar ao poder público por meio de reclamações da vizinhança. A Prefeitura reforça que a participação dos moradores é essencial para identificar situações de risco e permitir a atuação dos órgãos competentes.
Denúncias podem ser registradas pela Central 156, disponível por telefone, site e aplicativo.