
O primeiro fim de semana de 2026 deve ser marcado por mudanças no tempo no Vale do Paraíba e no Litoral Norte, regiões que recebem grande fluxo de turistas neste período. A previsão indica redução de temperaturas e ocorrência de chuva frequente ao longo dos próximos dias.
A instabilidade está associada ao deslocamento lento de uma frente fria pela estado de São Paulo. Com isso, a expectativa é de precipitações mais contínuas entre sábado (3) e domingo (4), diferente das chuvas rápidas e isoladas registradas recentemente.
Diante do cenário, o Instituto Nacional Meteorologia (Inmet) e Defesa Civil emitiram alerta para possíveis impactos causados pelo volume de chuva. De acordo com o Inmet, há risco de alagamentos, quedas de árvores, danos em áreas agrícolas e interrupções no fornecimento de energia elétrica, além de ventos fortes.
A Defesa Civil informou que, até o dia 4 de janeiro, o Litoral Norte permanece em nível elevado de atenção para acumulados expressivos de chuva. Já o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira estão em estado de alerta moderado, também com previsão de volumes significativos.
Leia também: Trump anuncia ataque dos EUA na Venezuela e diz que Maduro foi capturado
Além da chuva, a frente fria deve contribuir para amenizar o calor na região. O fim de semana tende a ter períodos de sol entre nuvens e menor sensação de abafamento, principalmente no domingo, quando as temperaturas máximas não devem ultrapassar os 30ºC.
Confira a previsão:
São José dos Campos
- Sábado: 21°C / 31°C
- Domingo: 19°C / 28°C
Taubaté
- Sábado: 21°C / 30°C
- Domingo: 19°C / 29°C
Campos do Jordão
- Sábado: 16°C / 23°C
- Domingo: 13°C / 22°C
Caraguatatuba
- Sábado: 25°C / 31°C
- Domingo: 22°C / 25°C
Ubatuba
- Sábado: 24°C / 30°C
- Domingo: 21°C / 25°C
São Sebastião
- Sábado: 24°C / 31°C
- Domingo: 22°C / 25°C
Ilhabela
- Sábado: 24°C / 30°C
- Domingo: 22°C / 25°C