
Se você mora em São José dos Campos ou veio visitar a cidade em 2025, uma coisa é certa: não faltou opção de lazer, cultura e entretenimento. O ano foi marcado por uma agenda extensa de grandes eventos na cidade.
Das tradicionais Folias de Reis em janeiro até as Caravanas do Natal Iluminado em dezembro, a cidade respirou cultura o ano todo.
Shows de peso, festivais de teatro e dança, eventos gastronômicos e até maratonas aqueceram o comércio e a hotelaria.
“Um calendário de eventos tão diversificado impulsiona a economia, fortalece a cultura local e ajuda a promover a cidade como um destino turístico atrativo. São José tem uma infraestrutura diferenciada e oferece experiências únicas para públicos variados“, afirma Maurício Guisard, presidente do Destination SJC, entidade responsável por promover o turismo na cidade.
Cultura em alta: teatro, dança e muita música
O Festivale, maior festival de teatro da região, chegou à sua 39ª edição com 50 espetáculos de cinco estados, reunindo nomes como os atores Othon Bastos e Dan Stulbach.
Já o Festidança, um dos maiores festivais de dança do país, celebrou 35 anos com 186 coreografias de 18 cidades, incluindo apresentações do Ballet Stagium e da Cia de Dança de SJC.
No palco da música, a cidade recebeu de tudo: de Zeca Pagodinho a Alok, passando por Pitty, Capital Inicial, Jorge & Mateus e Renato Teixeira. Um momento emocionante foi a última apresentação do saudoso Lô Borges na Festa do Mineiro, reverenciado pelo público.
Leia mais: Helena e Miguel são os nomes mais registrados em SJC em 2025; veja top 10
Recorde de público no sabor e na tradição
O festival Mais Gastronomia bateu recorde em 2025: mais de 51 mil visitantes passaram pelo Parque Vicentina Aranha em seis dias de comida, drink e cultura.
Já o Revelando SP, maior evento de culturas tradicionais paulistas, atraiu 130 mil pessoas em quatro dias, um aumento de mais de 30% em relação ao ano anterior.
Esporte, tecnologia e diversidade
Quem gosta de corrida também teve agenda cheia. A 1ª Maratona de São José reuniu mais de 4 mil atletas de três países, e outras 23 provas movimentaram a cidade ao longo do ano.
A inovação também marcou presença com eventos como o Tech Valley Summit e o Summit Mulheres que Inovam, realizados no PIT (Parque de Inovação Tecnológica). E ainda teve espaço para feiras como Expo Comics, Vale Ink Tattoo e Construvale.