
Questionado sobre as mudanças no transporte público em São José dos Campos (SJC), o prefeito Anderson Farias (PSD) afirmou, no podcast talkmais, que os novos ônibus serão identificados por cores variadas, por meio de iluminação de LED.
Ao todo, serão cinco cores e cada cor corresponderá ao trajeto que o ônibus realizará.
Este sistema de identificação está na fase de testes e deve ser oficializado no futuro.
Leia mais: São José quer ser primeira cidade carbono neutro do Brasil; Anderson diz que caminho já começou
Sistema integrado e novas rotas
Além disso, o sistema de transporte de São José passa por uma reformulação que promete integrar diferentes modais em um único cartão, aliado a um aplicativo que permitirá ao usuário gerenciar pagamentos e acessar informações sobre a mobilidade da cidade.
Em trecho da entrevista, o prefeito afirmou que o morador poderá optar por utilizar créditos em diferentes meios, como patinetes, táxis e serviços de transporte por aplicativo.
A base de dados ficará sob responsabilidade da Urbam, que já iniciou o processo de integração com o consórcio das atuais operadoras de transporte.
O projeto faz parte de um esforço maior para estruturar novos corredores de ônibus e modernizar a rede de transporte, em meio à chegada de novos veículos e à reorganização do sistema tarifário.
Anderson também disse que a demanda por rotas na madrugada aumentou. Dessa maneira, o sistema passará a contar com sete linhas entre 0h e 4h da manhã.
Entrega
Desde a última quarta (24), a cidade recebeu mais 15 ônibus elétricos. Com a chegada dos veículos, a frota municipal de ônibus elétricos chega a 20 unidades em operação na cidade.
Os novos coletivos estavam previstos no planejamento inicial para entrar em operação até o fim de setembro, mas a entrega acabou sendo adiada e ocorreu cerca de dois meses depois do prazo previsto.
A ampliação faz parte do projeto de eletrificação total do transporte público municipal. Ao todo, o município prevê a implantação gradual de 400 ônibus elétricos, com a substituição completa dos modelos atuais. A meta é que toda a frota esteja em circulação até setembro de 2026.
Licitação concluída
A Prefeitura concluiu, na semana passada, a licitação para a implantação da infraestrutura de carregamento dos ônibus elétricos.
A vencedora do pregão eletrônico foi a empresa Nansen Instrumentos de Precisão, com sede em Minas Gerais, que apresentou a proposta de R$ 5,2 milhões — a menor entre as 15 empresas participantes da disputa realizada na segunda (22).
Com os 20 ônibus elétricos em circulação e os 12 VLPs (Veículos Leves sobre Pneus) já em operação na Linha Verde, São José dos Campos passa a contar com 32 veículos elétricos no sistema de transporte coletivo.
Confira a fala de Anderson no talkmais: