
A Prefeitura de São José dos Campos anunciou que os R$ 10,4 milhões investidos pelo Governo Federal para desenvolver a gestão de resíduos na cidade serão aplicados em dois projetos de limpeza urbana.
Os recursos, que integram o novo PAC Seleções, vão ser utilizados para a instalação de um sistema de 40 ecopontos com contentores subterrâneos no município, além da construção de uma área de transbordo no distrito de São Francisco Xavier.
Ecopontos

Segundo a Prefeitura, os ecopontos serão instalados em todas as regiões da cidade, especialmente em áreas que necessitam reforço na coleta e apresentam grande concentração de resíduos. Os custos do projeto chegam a R$ 7,9 milhões.
A estrutura dos ecopontos é formada por uma espécie de cesto, onde a população pode fazer o descarte voluntariamente, e contentores subterrâneos, estruturas que armazenam o lixo abaixo da terra. O município destaca a redução de odores e proliferação de vetores entre as principais vantagens desse sistema.
“Tudo isso vai proporcionar eficiência no trabalho da coleta, com redução de paradas e tempo de operação, e uma paisagem urbana mais limpa e organizada”, informou a secretaria de Manutenção da Cidade.
Área de transbordo
O segundo projeto da Prefeitura de São José a partir dos investimentos do governo federal prevê a construção de uma área de transbordo em São Francisco Xavier. Ela será equipada com dois boxes cobertos, sendo um para cada tipo de coleta de resíduos: comum e seletiva.
O espaço terá caixas estacionárias compactadoras para comprimir os resíduos no próprio distrito. “Assim, será possível diminuir significativamente o número de viagens até a região urbana do município”, afirma a Prefeitura, que relaciona o ganho logístico à redução dos custos operacionais e do impacto ambiental causado pelo transporte.