
A Prefeitura de São José dos Campos anunciou nesta sexta-feira (14) que vai distribuir 250 kits para identificar metanol em bebidas alcoólicas a 250 estabelecimentos da cidade, entre eles diversos bares e restaurantes.
Os testes, desenvolvidos pela empresa Resix, localizada no PIT(Parque de Inovação Tecnológica), utilizam um método que oxida metanol e etanol em temperatura ambiente, em um processo semelhante ao que ocorre no corpo humano, segundo a Prefeitura.
Veja também: Vidro Vira Vidro: São José inaugura 30 ecopontos exclusivos para descarte de vidro
Durante a reação, a amostra muda de cor: tons de vermelho ou avermelhado indicam a presença de metanol — quanto mais intensa a coloração, maior a quantidade da substância. Todo o procedimento é rápido e leva apenas alguns segundos.
Os kits devem possibilitar a realização de 25 mil testes e serão entregues até 19 de novembro, segundo o município.

Crise do metanol
A iniciativa ganha força em meio à crise de saúde pública causada pela contaminação por metanol em São Paulo. Desde o fim de setembro, casos de intoxicação se espalharam pelo estado e acenderam o alerta nacional.
Dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (13) mostram que o Brasil já registra 60 casos confirmados e 30 em investigação. Quinze pessoas morreram.
São Paulo concentra a maioria das ocorrências envolvendo intoxicações por metanol, com 47 casos confirmados e oito sob análise. Em São José dos Campos, um caso de intoxicação foi confirmado até o momento.