
A licitação para escolher a empresa que irá operar os novos 400 ônibus elétricos e 12 Veículos Leves Sobre Pneus (VLPs) do sistema de transporte público de São José dos Campos foi adiada mais uma vez e agora só ocorrerá em 2026.
A informação foi confirmada pela Prefeitura Municipal, que justificou a necessidade de “ajustes técnicos” no edital.
Este é o segundo adiamento do processo. Inicialmente, a previsão era que o edital fosse publicado em agosto. Posteriormente, a data foi remarcada para outubro, prazo que também não foi cumprido.
De acordo com a gestão municipal, a nova versão do documento será publicada no primeiro bimestre de 2026.
Leia mais: São José inicia teste de conversão à direita com semáforo fechado
Operação atual
A administração municipal ressaltou que o adiamento não afeta a operação atual do transporte coletivo:
“A mudança não traz qualquer impacto à operação atual do transporte coletivo, que segue sendo realizada normalmente pelas três empresas concessionárias em atividade no município, informou a Prefeitura em nota.
Atualmente, o sistema de transporte público da cidade é operado pelas empresas Expresso Maringá, Joseense e Viação Saens Peña, que atuam sob contrato emergencial com validade até setembro de 2026.
Contexto
A licitação adiada será responsável por definir qual empresa operará a frota de 400 ônibus elétricos e 12 VLPs que, segundo o cronograma original, deveriam ser integrados gradualmente ao sistema até setembro de 2026.
Outra licitação, desta vez já concluída, definiu a empresa responsável pela locação dos 400 ônibus elétricos. Esse contrato, no valor de R$ 2,7 bilhões pelo aluguel dos veículos por 15 anos, já resultou na entrega das primeiras unidades em outubro.