A organização da FLIM (Festa Literomusical) de São José dos Campos divulgou, nesta terça (4), a programação da 11ª edição do evento, que acontecerá entre os dias 28 e 30 de novembro no Parque Vicentina Aranha.
Com o tema “Voam as Palavras no Parque das Letras”, a feira promoverá a formação de novos leitores.
A FLIM contará com mesas literárias, lançamentos de livros de escritores locais, oficina de escrita criativa, sarau, slam, intervenções artísticas, atividades infantis, feirinhas e área gastronômica.
A retomada da festa acontecerá após o cancelamento em setembro, motivado pela crise gerada com o veto do prefeito Anderson Farias (PSD) à participação da escritora e jornalista Milly Lacombe, acusada de “atacar a família tradicional brasileira”.
Leia mais: ‘Aceitei o convite por amor à literatura’, diz Zenilda Lua, apoiadora da FLIM
Destaques da programação
Shows:
- Sexta (28) – 19h30: Silvero Pereira apresenta “Silvero Interpreta Belchior”
- Sábado (29) – 20h30: Cecília Militão com repertório de jazz, bossa nova e MPB
- Domingo (30) – 11h30: Batuque de Responsa encerra o evento com samba performático
Mesas literárias:
- Sábado (29) – 10h: “O sentido das palavras que incluem” com Jô Freitas, Helen Cypriano e Geovana Tominaga
- Sábado (29) – 15h: “Literatura e escola – Como se ensina a gostar de ler?” com professores Ricardo Estevão, Ricardo Silva e Guilherme de Lima
- Sábado (29) – 17h: “O que nos cura é também palavras” com Jonas Almeida, Kelly Maria e Renata Veneziani
- Sábado (29) – 19h: “As histórias que nos constroem” com Teresa Cristina Bendini, Fernanda Santos, Jéssica Anitelli e Isabella Lubrano
- Domingo (30) – 10h: “Poesia é afeto que avoa” com Paulo Barja, Thalita Monte Santo e a escritora mirim Antônia Gomes Minchoni
Lançamentos de autores locais
Tradição da FLIM, o lançamento de livros de autores joseenses acontecerá em cinco mesas temáticas, abordando diferentes gêneros literários:
- Poesia: Larissa Ferreira, Thalita Monte Santo e Mariana Bastos
- Não Ficção: Diego Cavaleiro Andante, Paula Carnevalli, Danusa Machado e Douglas Garrido
- Contos e Crônicas: Joana Ricci, Thereza Osório e Sandra Guimarães
- Literatura Infantil: Sheila Faemnan, Shiva Carolina, Liza Scavone e Cristina Hernandes
- Romance: Sidney Alexsandro, Guilherme de Lima, Lola Chambrett e Silla Antunes
Semana Cassiano Ricardo
O evento receberá também a programação da 58ª Semana Cassiano Ricardo, realizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). A programação inclui a entrega do Troféu Cassiano Ricardo e palestras como:
- “Uma Aventura Machadiana em Moscou”, com Andrea de Barros
- “A mulher na Imprensa e na Literatura Nacional”, com Regina Helena Paiva Ramos
- “Expedição Yanomami”, com lançamento do livro “Os Últimos Filhos da Floresta”, de Ricardo Martins
- “Importância e Dificuldades de se resgatar a obra e vida de escritores modernistas e o papel da imprensa neste processo”, com Ubiratan Brasil
- “O Retrato do Planeta”, com Ricardo Martins e Mário Lúcio Sapucahy
Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, a FLIM convida o público a doar 1kg de alimento não perecível (doação opcional). Todas as atrações são gratuitas.
O evento contará com intérpretes de Libras nas principais mesas literárias e terá programação em Braile disponível.
A FLIM perdeu muito com a polêmica desnecessária do prefeito Underson com a jornalista e escritora Milly Lacombe e agora volta descaracterizada e diminuída em sua agenda. Ele demonstrou ser uma pessoa autoritária, o que não era novidade visto sua atuação em relação aos moradores do Banhado e outros bairros periféricos. Logo após a treta, o alcaide foi pego numa manobra criminosa de uso do poder para manter em cargo público a amante e atuando com violência verbal contra a própria ex esposa…uma baixaria sem tamanho que colocou Sanja City mais uma vez nas manchetes e por assunto nada positivo, igual ao teatro invertido do Cury e a ponte estaiada do Felício. Estes políticos da extrema direita são incompetentes e só tem um projeto, privatizar bens públicos para enriquecer amigos e sócios. Não são capazes de criar projetos interessantes para a cidade, o estado e o país, só pensam naquilo: DINHEIRO…e no caso do Underson – amante paga com dinheiro público. E pra terminar, o prefeito Underson sempre sai de férias justo em momentos de conflitos na cidade. É um abusador da paciência com o povo joseense. A FLIM perdeu e a cidade segue perdendo com este tipo de políticos.