
Após serem resgatados feridos às margens da Rodovia dos Tamoios, um quati (Nasua nasua) e um guaxinim, também conhecido como mão-pelada (Procyon cancrivorus), voltaram a viver em liberdade na natureza.
Os animais passaram por tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) e foram devolvidos à natureza em uma área segura próxima ao local de resgate.
Os dois animais foram encontrados às margens da rodovia em momentos diferentes — o quati em 13 de maio de 2025 e o guaxinim em 29 de dezembro de 2024 —, ambos com ferimentos.
Veja também: Novo posto da Polícia Federal é inaugurado em São José dos Campos
Durante o período de recuperação no CRAS, receberam cuidados veterinários, alimentação adequada e acompanhamento comportamental.
Assim que apresentaram condições clínicas e comportamentais ideais, a equipe da Univap, em parceria com a Concessionária Tamoios, realizou a soltura dos animais na natureza, com autorização dos órgãos ambientais do Estado de São Paulo.
O momento da libertação foi registrado em vídeo divulgado nesta semana pela Tamoios e mostra o quati e o guaxinim voltando a explorar o ambiente verde. Confira: