
A FLIM (Festa Literomusical) de São José dos Campos será refeita entre os dias 28 e 30 de novembro, no Parque Vicentina Aranha, em um novo formato e com nova identidade visual.
O anúncio marca a retomada da festa após o cancelamento em setembro, motivado pela crise gerada com o veto do prefeito Anderson Farias (PSD) à participação da escritora e jornalista Milly Lacombe, acusada de “atacar a família tradicional brasileira”.
O veto provocou uma onda de cancelamentos de artistas convidados, resultando na suspensão da festa. Esse impasse gerou a maior crise das 11 edições da FLIM.
Consequentemente, o quadro de curadoria da nova programação foi alterado: Zenilda Lua e Sônia Gabriel são as novas caras.
Em contato com o portal spriomais, Zenilda falou sobre o convite:
“Diante de tantas perdas e frustrações, aceitei o convite por amor à arte literária e por tudo que a FLIM significa para mim”.
Ela também ressaltou que prefere não ser chamada de curadora, mas trabalha para que os objetivos da FLIM continuem mantidos.
Leia mais: Com nova identidade, FLIM anuncia data para o final de novembro
Sobre as “curadoras”
Zenilda Lua
Zenilda Lua é sertaneja, paraibana e mora na cidade de São José dos Campos há mais de 30 anos.
Atua como Assistente Social, especialista em Psicanálise, pesquisa a literatura regional e recebeu título de cidadã joseense.
Escreve cordel e livros de poemas e prosa. Idealiza e realiza saraus.
Entende a literatura como um dispositivo de afeto, união e transformação social. Instrumento necessário para reflexão, expansão de fronteiras e encontro entre ideias e pessoas.
Sônia Gabriel
Mineira, mora em São José há 50 anos, professora e pesquisadora, doutoranda em Educação.
Idealizadora do projeto cultural Mistérios do Vale, que resultou na publicação do livro Mistérios do Vale – Histórias que o Povo conta no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte Paulista.
Idealizou e fez parte de equipes organizadoras de diversas obras e possui publicações de capítulos em diversos livros.
Atualmente, desenvolve o projeto Narrativas Docentes que resultou em publicação homônima; idealizadora de projetos pedagógicos para educação básica.