São José dos Campos recebe, de 23 de outubro a 1º de novembro, a 39ª edição do Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba), um dos tradicionais eventos de artes cênicas da região.
Com 50 apresentações de grupos de cinco estados, toda a programação é gratuita, basta retirar os ingressos no site da Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
A abertura será na quinta (23), às 20h, no Teatro Municipal, com o ator Othon Bastos, de 92 anos, apresentando seu primeiro monólogo “Não me entrego, não!”.
O espetáculo, escrito e dirigido por Flávio Marinho, marca as mais de sete décadas de carreira do consagrado ator.
Leia mais: Exposição “Alquimia Noturna” traz fotografias de Renan Cepeda ao CAEB neste sábado (18) em SJC
Destaques
Outro grande momento do festival será no dia 28 de outubro, também no Teatro Municipal, com Dan Stulbach protagonizando “O Mercador de Veneza”, de William Shakespeare.
O elenco de 12 atores apresenta o drama sobre Antônio, um mercador que contrai uma dívida com o agiota Shylock e aceita dar uma libra de sua própria carne como garantia.
A programação inclui ainda espetáculos para todos os gostos e idades, do teatro de bonecos infantil às comédias para adultos, passando por dramas e produções experimentais.
Além das peças, o Festivale oferece oficinas e workshops gratuitos sobre técnicas teatrais.
A agenda completa pode ser vista no site da Prefeitura de São José dos Campos.
Festival
O Festivale é realizado pela Prefeitura de São José dos Campos por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, em parceria com Sesi e Sesc-SP.
Nesta edição, mais de 500 profissionais trabalharão nos bastidores para receber um público estimado em 30 mil espectadores.
Os 26 espetáculos selecionados pela organização se juntam a peças convidadas e produções viabilizadas por editais, garantindo uma mostra diversificada da produção teatral brasileira contemporânea.