
Domingo, 12 de outubro, é celebrado o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e milhares de fiéis visitam o Santuário. A estimativa é que 150 mil pessoas passem pela cidade.
Segundo dados oficiais do santuário, no ano passado aproximadamente 324,5 mil fiéis foram até Aparecida no período de novenas e festas, sendo que 140 mil somente em 12 de outubro.
Neste ano, a celebração tem o tema “Com Maria, Mãe da Esperança, conhecer Jesus e cuidar da vida”, que, segundo o santuário, “propõe uma reflexão que integra fé e o compromisso com a criação”.
O tema deste ano, é voltado para esperança e está em sintonia com o Jubileu de 2025, proclamado pelo papa Francisco (1936-2025).
Leia também: Acontece SPRIOMAIS chega a Galeria Belo Brasil com reportagem sobre José Resende
Ao todo, serão sete missas ao longo deste domingo, sendo que a primeira ocorreu nas primeiras horas da manhã, às 5h. A última está programada para às 18h.
Na missa solene realizada às 8h, celebrada por dom Orlando Brandes, acerbispo de Aparecida, ele pediu para que
“os eleitos pelo povo votem em leis favoráveis aos pobres”.
NO sermão, Brandes pregou pedindo à Nossa Senhora Aparecida duas esperanças para o povo brasileiro: a diminuição da pobreza e das desigualdades sociais.
A missa deste domingo contou com a presença de aproximadamente 35 mil fiéis, capacidade máxima por missa no entorno do altar central do Santuário e contou também com a presença de autoridades.

Confira a programação deste domingo:
- 0h: Vigília Mariana
- 4h45: Toque dos Sinos
- 5h: Primeira missa
- 6h30: Escola de Maria
- 8h: Missa solene
- 10h30: Missa
- 12h: Toque dos sinos
- 12h: Missa dedicada às crianças
- 14h: Missa
- 15h: Consagração solene (na Basílica Histórica)
- 16h: Missa
- 18h: Missa de encerramento – após essa missa haverá a procissão solene e show pirotécnico