
Milhares de fiéis de diferentes regiões do país lotam o Santuário Nacional de Aparecida neste sábado (11), véspera do feriado em que celebra o dia de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro.
O Santuário não divulgou quantos devotos são esperados neste sábado, mas segundo estimativas, a cidade deve receber cerca de 450 mil pessoas no período entre 3 e 12 de outubro, onde o maior número deve acontecer neste final de semana.
Uma grande fila é registrada desde o início da manhã para visitar o local onde fica a imagem original de Nossa Senhora Aparecida, encontrada no Rio Paraíba, em 1717.
Leia também: Após mais de 40 horas de interdição, Serra Antiga da Tamoios é liberada para o tráfego
Este sábado será realizado o último dia da novena que antecede a Festa da Padroeira, às 15h e às 19h.
O tradicional “Caminho da Fé” é uma das rotas mais procuradas pelos peregrinos que caminham até o Santuário, passa por cidades como São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão, Pindamonhangaba, Roseira e Potim. Apesar disso, autoridades alertam que o trajeto pela Rodovia Presidente Dutra não é recomendado devido ao alto risco de acidente.

O DER-SP realiza até o dia 13 de outubro a Operação Especial Romaria, com reforço de sinalização, monitoramento e apoio viário nos principais acessos. A Polícia Rodoviária Federal também intensificou o patrulhamento e informou que mais de 12 mil romeiros já passaram a pé pela Dutra desde o início do mês.
Santuário aberto por 24 horas
O Santuário Nacional de Aparecida permanecerá aberto por 24 horas até este domingo (12), durante as comemorações da Festa da Padroeira do Brasil. A medida visa acolher os milhares de fiéis e romeiros que chegam à cidade em qualquer horário, especialmente durante a madrugada, para participar das celebrações dedicadas a Nossa Senhora.
Com a ampliação dos horários, o Santuário reforça seu compromisso em garantir acolhimento, segurança e estrutura para todos os visitantes que buscam agradecer, pagar promessas e demonstrar sua manifestação de fé.
Confira a programação deste final de semana
Sábado (11)
- 5h30: Toque dos sinos
- 6h: Missa
- 7h30: Escola de Maria
- 9h: Missa
- 10h30: Missa
- 12h: Missa
- 14h30: Acolhida no Altar Central
- 15h: Novena da tarde
- 16h30: Missa
- 18h30: Acolhida no Altar Central
- 19h: Novena Solene (Dom Dirceu de Oliveira, Bispo de Camaçari – BA)
- 20h30: Procissão Memória para a Capela São Geraldo
- 23h: Vigília Mariana
No domingo, dia 12 de outubro, serão realizadas 7 missas. As atividades terão início de madrugada e terminam somente à noite:
- 0h – Vigília Mariana
- 4h45 – Toque dos sinos
- 5h – Primeira missa
- 6h30 – Escola de Maria
- 8h – Missa solene
- 10h30 – Missa
- 12h – Toque dos sinos
- 12h – Missa dedicada às crianças
- 14h – Missa
- 15h – Consagração solene (na Basílica Histórica)
- 16h – Missa
- 18h – Missa de encerramento e procissão solene
As missas e celebrações do dia 12 de outubro terão transmissões ao vivo no canal de TV do Santuário, nas redes sociais, aplicativo e no site da Basílica.