Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Da janela do Helbor
      • ESG na Prática
      • Ofício das Palavras
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast
    • Branded
    • Acontece spriomais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Vicentina Aranha

    Você está em:Início » Gabriela Duarte e a liberdade de si mesma
    Cultura

    Gabriela Duarte e a liberdade de si mesma

    Em entrevista íntima, Gabriela Duarte fala sobre seu recomeço no teatro, a busca pela verdade e o poder libertador de rir de si mesma
    Autor: Por Fabrício Correia, Acontece SPRIOMAIS6 de outubro de 2025Nenhum comentário4 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    (Créditos: Fabrício Correia)

    Domingo, quase no horário da última sessão programada de “O Papel de Parede Amarelo e Eu”, Gabriela Duarte chega ao saguão do teatro, sorriso largo, energia de uma adolescente, aos 51 anos, nos bastidores do Teatro Colinas, um gesto simbólico, recebe pessoalmente o primeiro exemplar do jornal Acontece SPRIOMAIS, que dá ênfase ao espetáculo vistitante. Gabriela, sorri novamente e diz: “É bonito ver o espetáculo no impresso. O papel tem alma”.

    A seguir, a conversa se desenrolou de maneira natural (um diálogo íntimo) entre artista e jornalista, dois olhares que se encontram no instante em que a arte e a vida se confundem.

    Fabrício Correia: Gabriela, “O Papel de Parede Amarelo e Eu” marca um recomeço. O que te fez aceitar o desafio de estar sozinha no palco depois de tanto tempo de TV?

    Gabriela Duarte: A necessidade de me reinventar. O teatro me devolve a presença, o instante. Eu queria estar inteira; não interpretando, mas sendo. Esse solo nasceu do mesmo impulso que me levou a escrever minha autobiografia: o desejo de dizer “agora eu escolho o meu caminho”.

    Fabrício Correia: O texto original fala sobre aprisionamento e libertação feminina. O que desse universo dialoga com a sua própria trajetória?

    Gabriela Duarte: Tudo. Essa personagem arranca as paredes que a cercam, e eu também precisei fazer isso na vida. Durante anos vivi sob expectativas; da mídia, do público, de mim mesma. Quando a gente se liberta, o corpo muda. A fala muda. É um renascimento.

    Fabrício Correia: Alessandra Maestrini e Denise Stoklos dividem a direção. Como foi esse encontro entre três mulheres fortes e tão diferentes?

    Gabriela Duarte: Um encontro de liberdade. Alessandra me deu precisão e delicadeza, Denise me deu coragem e carne. Entre as duas encontrei o equilíbrio entre o gesto e o pensamento. Elas foram bússolas; me ajudaram a olhar para dentro sem medo.

    Fabrício Correia: Você disse que é maravilhoso “não se levar tão a sério”. Esse humor é uma defesa ou uma conquista?

    Gabriela Duarte: Uma conquista. O humor é sabedoria. É o ponto em que a gente entende que o drama não precisa virar sentença. Rir de mim mesma me salvou. Aprendi a deixar o peso para trás. O riso também é resistência.

    Fabrício Correia: O espetáculo nasceu junto da construção da sua autobiografia. Um alimenta o outro?

    Gabriela Duarte: Completamente. Escrever foi mergulhar nas memórias. O palco é o corpo reagindo a elas. No livro eu me escuto, na peça eu me vejo. É o mesmo movimento de voltar à origem e tirar o verniz das palavras.

    Fabrício Correia: Há uma frase sua que ficou marcada: “Não estou mais interessada em outra coisa que não seja a verdade.” O que é a verdade para você hoje?

    Gabriela Duarte: É o que resta quando o filtro cai. A verdade é o que te deixa vulnerável, mas inteiro. Eu quero isso. Cansei das versões, dos papéis de parede que disfarçam a alma. Prefiro a nudez da sinceridade; mesmo que doa.

    Fabrício Correia: Depois dos aplausos, quando o teatro se esvazia, o que fica em você?

    Gabriela Duarte: Fica o silêncio; aquele bom, de missão cumprida. Fica a sensação de que a arte ainda tem poder de cura. E fica essa mulher que finalmente pode rir de si, com leveza e sem medo.

    Nos bastidores, ao fim da entrevista, Gabriela folheia novamente o exemplar do Acontece SPRIOMAIS. “É bonito quando o papel fala de um papel”, brinca, segurando o jornal e lembrando o título da peça. A cena é simples, mas simbólica: o teatro acolhe a palavra impressa e a palavra devolve à atriz a sua própria imagem: viva, livre e autêntica.

    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresSão José dos Campos realiza fiscalização em adegas e bares
    Próxima Notícia Monteiro Lobato recebe tradicional Torneio Leiteiro nesta semana; veja os detalhes

    Notícias Relacionadas

    Carnaval do Vicentina Aranha terá programação gratuita em SJC; confira

    31 de janeiro de 2026

    Vicentina terá esquenta com samba e oficina de máscaras antes do tradicional bloquinho de Carnaval

    30 de janeiro de 2026

    Taubaté divulga programação do Carnaval com volta do desfile das escolas de samba

    29 de janeiro de 2026
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Feedbacks embutidos
    Ver todos os comentários

    APS Group




    Colinas


    Vicentina Aranha

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    O design elegante e as fotografias selecionadas reforçam a atmosfera gourmet do jornal impresso e digital do Grupo SP Rio Mais.
    Um convite ao leitor para desacelerar diante das páginas e perceber a informação como parte de uma experiência estética.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2026 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.