A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu neste sábado (4) um alerta para o aumento do risco de incêndios em vegetação em todas as regiões paulistas, com destaque para o Vale do Paraíba, onde as condições devem se agravar nos próximos dias.
De acordo com o órgão, os índices de risco começam a subir a partir deste domingo (5), quando grande parte do Vale deve entrar em estado de alerta. Mapas de monitoramento indicam que várias cidades da região apresentarão risco elevado de queimadas, exigindo maior atenção das autoridades e da população.
Confira também: Prefeitura alerta para interdições viárias devido a corridas neste domingo (5) em São José
Na segunda-feira (6), o cenário deve piorar, com praticamente toda a região sob risco de alerta ou emergência, refletindo a tendência observada em todo o estado, que também enfrenta níveis críticos de vulnerabilidade a incêndios.
A partir de terça-feira (7), a Defesa Civil prevê uma leve melhora, com redução gradual do risco em alguns pontos. Já entre quarta (8) e quinta-feira (9), as condições devem se estabilizar, com menor probabilidade de ocorrência de focos de fogo no Vale do Paraíba.
O órgão reforça a importância de evitar qualquer tipo de queimada, inclusive o descarte inadequado de lixo ou bitucas de cigarro, que podem causar incêndios em áreas de mata e pastagem seca.