O 12º Festival Internacional de Teatro de Sombras (FIS) começou na noite desta sexta-feira (3), em Taubaté, e segue até o dia 12 de outubro, com apresentações também em Pindamonhangaba, São Luiz do Paraitinga e Santo Antônio do Pinhal. Considerado único no mundo por dar protagonismo à arte do teatro de sombras, o festival é inteiramente gratuito e traz à região uma programação de espetáculos, oficinas, residência artística e seminários.
A abertura oficial aconteceu no SESC Taubaté, com o espetáculo “Matin”, da companhia belga Cie A Prendre ou à Voler, que mistura sombras e trapézio em uma experiência visual. Nesta edição, o festival conta com 14 espetáculos de oito países — México, Argentina, Itália, Alemanha, Noruega, Chile, Espanha e Bélgica — além de companhias brasileiras de São Paulo, Brasília, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro.
Confira também: Museu do Folclore de São José recebe nome em homenagem a Angela Savastano
Além das apresentações, o público poderá acompanhar uma residência artística com o grupo mexicano Chipotle Teatro, entre 6 e 8 de outubro, no SESI Taubaté, e dois seminários promovidos pela Cia. Quase Cinema, nos dias 10 e 11 de outubro.
Para Ronaldo Robles, coordenador do festival, o objetivo é ampliar a relação entre público, artistas e pesquisadores. “As sombras encantam pessoas de todas as idades, despertando a imaginação e proporcionando momentos únicos. Queremos criar um espaço de diálogo, experimentação e diversão, onde todos possam se emocionar e se surpreender com as infinitas possibilidades do teatro de sombras”, afirmou.
A programação completa está disponível no site oficial festivalinternacionaldeteatrodesombras.com e nas redes sociais do evento.