A primeira etapa da segunda edição do CNU (Concurso Nacional Unificado), o Enem dos Concursos, acontece neste domingo (5). As provas serão realizadas em 228 cidades em todo o território nacional.
Foram realizadas 761.528 inscrições. Os salários iniciais variam de R$ 4 mil a R$ 16 mil, dependendo do cargo e nível de escolaridade exigido.
O concurso oferece, nesta edição, 3.652 vagas, em 32 órgão de administração pública federal, contemplando cargos de nível médio, técnico e superior. A banca organizadora responsável pela aplicação e correção é a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em conjunto com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Leia também: Câmara aprova título de cidadão joseense ao vice-governador Felício Ramuth
Para evitar atrasos no dia da prova, o MGI e a FGV recomendam que os inscritos consultem com antecedência o cartão de confirmação.
Como acessar o cartão de confirmação?
Deve ser acessado através do site da Fundação Getúlio Vargas, onde é possível conferir o endereço de local das provas, horário de apresentação, número de inscrição e informações adicionais, como atendimento especializado ou uso de nome social, quando solicitado.
Apesar de não ser obrigatório, a organização recomenda levar o cartão impresso no dia para facilitar a localização.
Horário das Provas
A prova objetiva será aplicada neste domingo (5), no turno vespertino, e os candidatos devem observar os horários conforme nível e cargo:
- Cargos de nível superior: das 13h às 18h (horário de Brasília), com 90 questões — sendo 30 de conhecimentos gerais e 60 de conhecimentos específicos;
- Cargos de nível médio/técnico: das 13h às 16h30, com 68 questões — 20 de conhecimentos gerais e 48 de específico.
Os candidatos devem ficar atentos que os portões de todos os locais de aplicação das provas serão fechados 30 minutos antes das provas, ou seja, às 12h30 (horário de Brasília).
A prova discursiva acontece no dia 7 de dezembro. Somente os candidatos habilitados na primeira fase e convocados participarão da segunda fase do concurso.
A divulgação final do resultado das provas está previsto para 30 de janeiro de 2026.