
Começa nesta sexta-feira (3), a novena em preparação à Festa da Padroeira do Brasil, no Santuário Nacional de Aparecida. São nove dias de celebrações em preparação para o dia 12 de outubro, quando milhões de devotos em todo o país voltam suas atenções para Nossa Senhora Aparecida.
Durante os nove dias, missas, procissões, vigílias e momentos de oração, compõem a programação. A cada dia, diferentes arcebispos, bispos convidados conduzirão as celebrações, reforçando a dimensão nacional da festa.
As celebrações acontecem diariamente em dois horários: 15h e 19h, com transmissões em canais oficiais do Santuário Nacional, permitindo que o público acompanhe mesmo à distância.
Leia também: Da farda à tesoura: policial aposentado transforma papel em arte em SJC
A abertura terá como foco a reflexão sobre “conhecer Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.” A celebração será presidida pelo arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Leomar Brustolin, que também é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico – Catequética da CNBB.
Além das celebrações religiosas, a programação inclui gestos solidários ao longo de todos os dias da novena. Os participantes são convidados a doar materiais de limpeza, higiene e alimentos. Para cada dia o pedido é diferente. As doações serão entregues para famílias carentes e instituições sociais.
As atividades deste ano também dialogam com o Jubileu 2025 e com a encíclica Laudato Si’, que aborda o cuidado com a criação. Assim, a programação busca integrar fé, esperança e responsabilidade social.
Confira a programação da Novena e Festa da Padroeira 2025
As celebrações acontecem sempre em dois horários: 15h e 19h
- 3 de outubro: Arcebispo de Santa Maria (RS), dom Leomar Antônio Brustolin – “Com Maria, conhecer Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem!”
- 4 de outubro: Bispo de Roraima, dom Evaristo Pascoal Spengler – “Com Maria, cuidar da vida em toda a criação!”
- 5 de outubro: Bispo de Divinópolis (MG), dom Geovane Luís da Silva- “Com Maria, acolher a palavra de Deus, presença real de Jesus”
- 6 de outubro: Bispo de Bom Jesus da Lapa (BA), dom Rubival Cabral Britto – “Com Maria, celebrar a reconciliação e o perdão do Senhor!”
- 7 de outubro: Arcebispo de Brasília (DF), dom Paulo Cezar Costa – “Com Maria, viver a Eucaristia, fonte de comunhão, de participação e de missão!”
- 8 de outubro: Bispo Auxiliar de Brasília (DF), dom Ricardo Hoepers – “Com Maria, cuidar da vida humana, dom sagrado de Deus!”
- 9 de outubro: Bispo de Araçuaí (MG), dom Geraldo dos Reis Maia – “Com Maria, cantar o Magnificat, esperança de uma nova humanidade!”
- 10 de outubro: Bispo emérito de Santo André (SP), dom Nelson Westrupp – “Com Maria, acolher as bem-aventuranças, caminho de vida, justiça e de paz!”
- 11 de outubro: Bispo de Camaçari (BA), dom Dirceu de Oliveira Medeiros – “Com Maria, ser família dos devotos, peregrina da esperança!”