A EDP, distribuidora de energia elétrica que atende o Vale do Paraíba e Litoral Norte, apresentou nesta quarta-feira (1º), em São José dos Campos, o Plano Verão 2025/2026, em parceria com a Defesa Civil do estado e o Climatempo. A iniciativa tem o objetivo de minimizar os impactos das fortes chuvas e tempestades típicas desta época do ano, garantindo mais segurança e agilidade no atendimento à população.
O plano prevê o monitoramento meteorológico, em tempo real, realizado pelo Climatempo para antecipar cenários de risco e permitir uma resposta mais rápida das equipes da EDP e da Defesa Civil. A integração facilita ações preventivas, como o reforço das equipes de campo, o posicionamento de caminhões em pontos estratégicos e a comunicação imediata com os órgãos de segurança.
Leia também: São José recebe primeiros ônibus elétricos de frota de 400 veículos
Segundo Pedro Rigoto, Gerente de Operações e Consultoria da Climatempo, o verão terá dias de muito calor com temperaturas alcançando a marca de 32ºC.
“A previsão, é de que as chuvas comecem na primeira quinzena de outubro. Para os meses de novembro e dezembro a previsão é de que a chuva venha com menos intensidade, porém mais duradoura ao longo de alguns dias”, disse.
Investimentos para o Plano Verão 2025/2026
O total de investimento é de R$750 milhões em tecnologia de ponta para garantir a infraestrutura de monitoramento de TI, inteligência artificial e da base de self-healing, instalada em São José dos Campos, que possibilita o acionamento e desligamento de fornecimento de energia para várias cidades de forma remota.
Marcos Campos, Diretor Geral da EDP-SP, ressalta que com a constante mudança climática, a tecnologia é uma aliada para diminuir impactos. “A energia é algo fundamental para toda a população e nossos clientes, devemos estar preparados sempre para o pior e também para o melhor”, declarou.
Para 2025 e 2026, o novo protocolo seguirá critérios de prioridade de atendimento, reforçando a importância de prevenção e da colaboração entre empresas e órgãos públicos para reduzir os efeitos de eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes na região.
Alertas Climáticos
A Defesa Civil, seguirá com o sistema de informações com alerta nos aparelhos celulares, informando a população sobre a possível mudança climática. A Tenente Michele Cesar da Defesa Civil de SP, afirma que órgão estará mais preparado para ocorrências neste verão. “Trabalhamos para estarmos preparados para fazer frente aos desafios climáticos esperados, disponibilizando novas equipes para os atendimentos emergenciais”.