O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou nesta segunda-feira (29) de um encontro no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), em São José dos Campos, que marcou o lançamento do núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) na cidade.
A iniciativa, coordenada pela ApexBrasil, em parceria com o Sebrae e a Faculdade Sebrae, vai atender 100 empresas da região do Vale do Paraíba, capacitando-as para ingressar no mercado internacional.
Durante o evento, Alckmin elogiou a estrutura do PIT, que recebeu representantes de diversos estados interessados no modelo de inovação.
Confira também: Emprego em São José dos Campos: PAT oferece 513 vagas nesta segunda
“Esse é um parque modelar. A exportação é essencial para o Brasil crescer e para a pequena empresa poder crescer também. O Vale do Paraíba é uma das regiões mais industrializadas do mundo. Para competir com a Ásia, precisamos inovar, desburocratizar e abrir mercados”, destacou o vice-presidente.
Ele também comparou a força industrial da região ao Vale do Ruhr, na Alemanha, referência global em desenvolvimento tecnológico e industrial. “Se você sair de São Paulo em direção ao Rio de Janeiro, é uma fábrica ao lado da outra. Avião, automóvel, metalurgia, química, eletroeletrônica… poucas regiões do mundo concentram tanta indústria”, afirmou.
Além do anúncio do núcleo do PEIEX, o encontro apresentou o Pavilhão Brasil na Hannover Messe 2026, maior feira industrial do planeta, onde o país será Parceiro Oficial. O espaço, com 2 mil m², servirá como vitrine para empresas brasileiras de setores como automação, robótica, energia e sustentabilidade.