O Museu do Folclore de São José dos Campos inaugura neste domingo (28) a exposição “Negra Devoção”, um mergulho visual na força e na beleza das Congadas e das devoções afro-brasileiras. Com entrada gratuita, a abertura acontece às 14h, no Parque da Cidade.
A mostra reúne 38 fotografias do carioca Marco Antonio Sá, de 70 anos, resultado de três décadas de pesquisa dedicada ao registro da espiritualidade popular.
As imagens capturam a devoção a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito em diferentes estados brasileiros, mostrando a resistência cultural e a fé que pulsa nos tambores, nas danças e nos rostos dos devotos.
“Que o visitante possa sentir a vibração das ruas transformadas em templo e reconhecer na fé coletiva um ato de beleza, de resistência e de pertencimento“, convida a museóloga Mariana Boujadi, do Museu do Folclore.
Leia mais: Orquestra Joseense se apresenta com entrada gratuita no Teatro Municipal de SJC
Visitação gratuita até novembro
A “Negra Devoção” ficará em cartaz até 30 de novembro, seguindo o mesmo horário de funcionamento da exposição permanente do museu:
- Terça a sexta: 9h às 17h
- Sábados e domingos: 14h às 17h
Fotógrafo com trajetória acadêmica
Marco Antonio Sá é fotógrafo e também doutor em Ciência da Religião pela PUC.
Seu trabalho com as congadas serviu de base para seu mestrado, e ele seguiu pesquisando artesãos de santos de madeira e barro para o doutorado.
O Museu do Folclore fica na Avenida Olivo Gomes, 100, no Santana (Parque da Cidade), e é gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular).