A evolução da tecnologia transformou a forma como nos comunicamos. A internet, por exemplo, é uma revolução na forma de comunicar, vender e conectar pessoas do mundo inteiro, revelando uma série de possibilidades que antes pareciam uma coisa totalmente distante: as videochamadas, os jogos e as compras online são exemplos disso.
As formas de se conectar também foram evoluindo muito com o tempo: antes só era possível acessar a internet via pulso ou discada, com o uso de linhas de telefone. Hoje há internet de fibra ótica e móveis, como a tecnologia 5G, que veio para substituir a 4G.
Qual é a diferença da velocidade 5G para 4G?
Muitos se perguntam qual é a real diferença do 5G para o 4G, principalmente no que diz respeito à eficiência da conexão. Os dois tipos de conexão marcam as gerações da tecnologia de internet móvel, sendo o 5G a quinta geração.
As redes móveis funcionam por meio de cell sites que transmitem informações via rádio – o 5G, por exemplo, funciona por meio de pequenas antenas, enquanto o 4G necessita de torres de alta potência.
Mas a grande diferença está sobretudo na velocidade e na latência (que é o tempo de resposta entre o input do usuário e o output da rede). Enquanto o 4G atinge uma média de 30 a 100 Mbps, o 5G supera o Gbps, a depender da estrutura e da cobertura da rede local. Ou seja, o 5G é até 100 vezes mais rápido que a conexão 4G.
Além disso, o 4G tem uma latência de 30 a 50 ms, enquanto o 5G tem uma latência de 1s, o que significa muito mais rapidez na navegação. A diferença entre as conexões também está na estabilidade da rede: enquanto o 4G tem uma estabilidade moderada, o 5G tende a ter uma alta estabilidade, dando mais autonomia para chamadas de vídeo, jogos online e transmissões.
Quais são as vantagens do 5G no dia a dia?
O 5G, por sua alta potência e conectividade, traz uma revolução importante para quem está o tempo todo conectado: os downloads e uploads são muito mais rápidos, as chamadas de vídeo são mais estáveis, e permite-se uma maior integração inteligente dos dispositivos eletrônicos.
A internet das coisas (IoT) integrada ao 5G mostra como o desenvolvimento de casas inteligentes e as automações industriais, bem como a infraestrutura urbana, podem se tornar mais integrados. Um exemplo disso são as cidades inteligentes, que utilizam o 5G para comunicação de câmeras de vigilância, sensores e semáforos.
No cotidiano de um usuário comum, o 5G também é ponto-chave para a segurança: com a alta conectividade, é possível monitorar câmeras e sistemas de alarme, além de ser possível controlar eletrodomésticos a distância, sem que haja comprometimento da rede.
Vários dispositivos no mercado já vêm com a conexão via 5G disponível, como o smartphone S24, por exemplo, iPhones e outros, além de eletrodomésticos inteligentes, como geladeiras, ares-condicionados e televisões.