
A corajosa Livraria Mantiqueira, que ainda sequer inaugurou, decidiu fazer do limão uma limonada aos órfãos da FLIM (Festa Literomusical) em São José dos Campos, adiada após o veto à Milly Lacombe e a série de cancelamentos de outros convidados em apoio à jornalista.
Das 9h às 18h deste sábado (20) e domingo (21), o espaço da livraria, a cerca de 600 m do Parque Vicentina Aranha, vai absorver a lacuna deixada pela FLIM com a “Livro Livre: A Feira de Todos os Leitores”, que receberá atividades culturais e cerca de 5 mil livros das principais editoras do país com até 20% de desconto, além de obras infantis com preços a partir de R$ 10.
A programação completa deve ser fechada até o fim desta sexta (19) em meio à sua missão emergencial para celebrar a literatura. “Foram menos de 24 horas para colocar tudo de pé”, conta Roberto Guimarães, um dos sócios, que diz mal ter dormido nos últimos dias.
A livraria teria um estande com sua seleção de obras na FLIM e estava com a estrutura praticamente pronta “quando veio a confirmação da censura,” lembra Roberto. “A gente olhou para aquela livraria montada e pensou: isso tem que circular'”. Em respeito à equipe, aos autores e, especialmente, aos leitores, essa se tornou sua proposta.
Leia também: São José ganhará uma ‘livraria de verdade’, com direito a cafés e encontros especiais
Na procura de um espaço para a feira paralela, Guimarães e a sócia Carolina encontraram a oportunidade perfeita na bagunça das obras da própria Livraria Mantiqueira, prevista para inaugurar em novembro no número 108 da avenida Paulo Becker. As editoras acolheram a ideia e a Livro Livre nasceu orgânica e no susto. “Eu abri o espaço e as pessoas me procuraram”, disse Guimarães.
A publicação que anuncia o evento no Instagram alcançou quase 20 mil visualizações em menos de um dia e se tornou caminho para os interessados em somar com a programação. Oswaldo Almeida Junior, do grupo Experiência Dylan, que promoveria uma roda de conversa na FLIM, ofereceu o bate-papo à feira no post.
O movimento Ocupa FLIM, criado para responder “com música, cor e presença nas ruas” ao veto do prefeito Anderson Farias (PSD), será outro a incorporar suas atividades à feira. Na falta da FLIM, a Livro Livre tem sido adotada pela comunidade em uma reação espontânea: matam o homem, mas não a ideia. “Isso é o que eu estou achando mais legal. Estava muito aquele sentimento de ficar calado. Mostra o quanto a FLIM é importante”, destacou Guimarães.
Uma boa história: Em seu ‘teenage dream’, confeiteiro fã de Katy Perry sonha que cantora prove seus bombons
📚 Serviço
LIVRO LIVRE: A Feira de Todos os Leitores
- Local: Livraria Mantiqueira — av. Paulo Becker, n° 108 – Vila Adyana – São José dos Campos
- Data: Sábado (20) e domingo (21)
- Horário: Das 9h às 18h