
A FLIM (Festa Litero Musical), tradicional evento literário de São José dos Campos, foi adiada nesta quarta-feira (17).
A decisão foi tomada pela AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), em conjunto com a Prefeitura e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo. As novas datas ainda serão divulgadas.
O adiamento ocorre após o prefeito Anderson Farias (PSD) vetar a participação da jornalista e escritora Milly Lacombe, provocando uma onda de cancelamentos de convidados e acusações de censura.
Desde o veto, pelo menos 16 dos 20 autores e artistas confirmados desistiram do evento, incluindo Xico Sá e Cuti — que fariam a mesa de abertura com Lacombe —, Helena Silvestre, Maria Carolina Casati, Christian Dunker, Micheliny Verunschk e a atriz Marisa Orth.
Veja também: ‘Cultura nunca será palco político-ideológico’, diz o prefeito Anderson Farias
O que a Prefeitura diz
Em nota, a Prefeitura ressaltou que a decisão de adiar a FLIM e também a Semana Cassiano Ricardo visa reorganizar os eventos respeitando os parceiros da festa.
O comunicado destacou que a FLIM, ao longo de dez edições, se consolidou como o maior evento literomusical do Vale do Paraíba.
Vicentina segue com atividades no fim de semana
O Parque Vicentina Aranha, onde seria realizada a FLIM, manterá suas atividades habituais de lazer durante o final de semana.
Na sexta-feira (19), cerca de 4 mil estudantes da rede pública participarão de rodas de conversa, contação de histórias, salas de leitura, shows e atividades didáticas.