
A deputada federal Erika Hilton (PSOL/SP) e o ativista de direitos humanos João Vitor Souza protocolaram denúncia no Ministério Público do Estado de São Paulo contra o prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias (PSD).
Segundo eles, o gestor teria praticado censura institucional e discriminação LGBTfóbica ao excluir a escritora e jornalista Milly Lacombe da programação da Flim (Festa Litero Musical).
Milly Lacombe havia sido convidada pela curadoria do evento para participar de uma das mesas de debate, mas foi vetada pelo prefeito após declarações feitas por ela em um podcast, nas quais criticava a família tradicional.
Confira também: OAB de São José repudia exclusão de Milly Lacombe da FLIM: ‘Liberdade de expressão não pode ser relativizada’
“Essa não é apenas uma violação contra Milly. É um ataque à liberdade de expressão, à diversidade e à democracia. Não aceitaremos que espaços públicos sejam usados para censura e perseguição. O Brasil é um país laico, plural e deve ser seguro para todas as vozes”, afirmou Erika Hilton.
A denúncia protocolada no Ministério Público ainda será analisada, e o caso poderá resultar em investigação sobre possíveis práticas de censura e violação de direitos de expressão em eventos públicos da cidade.