
Apesar da série de desistências de escritores, artistas e curadores, a FLIM (Festa Literomusical) de São José dos Campos será mantida, segundo o prefeito Anderson Farias (PSD). O evento está marcado para este fim de semana no Parque Vicentina Aranha.
“A FLIM vai acontecer. Essas pessoas que desistiram por vontade própria serão substituídas. A Fundação Cultural, juntamente com a gestão do Parque Vicentina Aranha, vai fazer uma nova programação se necessário for”, afirmou Anderson.
A polêmica começou após a retirada da jornalista e escritora Milly Lacombe da programação, decisão solicitada pelo próprio prefeito. Em solidariedade a Milly, diversos convidados anunciaram que não participariam mais da festa, acusando Anderson de censura.
Com as baixas, seis das sete mesas literárias previstas originalmente ficaram comprometidas ou foram completamente esvaziadas. A Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), responsável pelo evento, ainda não divulgaram a nova grade.
‘Cultura nunca será palco político-ideológico’, diz Anderson sobre retirada de Milly Lacombe da FLIM
Debandada
Entre os que cancelaram presença estão o escritor e jornalista Xico Sá — que faria a mesa de abertura ao lado de Milly —, além de Noemi Jaffe, Maria Carolina Casati, Christian Dunker, Julio Pimentel, Micheliny Verunschk, Helena Silvestre e Christiano Aguiar.
A cantora Céu, que tem show no sábado (21), chegou a divulgar a apresentação em suas redes sociais nesta semana, mas apagou o post em meio à polêmica, levantando dúvidas sobre sua participação.
Pelas redes sociais, Xico Sá disse que sua saída foi um ato de protesto: “Deixo aqui todo apoio e solidariedade à jornalista Milly Lacombe, censurada e silenciada politicamente (a pedido da extrema-direita) pela Prefeitura de São José dos Campos. Como convidado do mesmo evento cultural, comunico, em protesto, o cancelamento da minha participação.”