
A 11ª edição da FLIM (Feira Literomusical de São José dos Campos) acontecerá entre os dias 19 e 21 deste mês, no Parque Vicentina Aranha, e está recheada de presenças ilustres.
Além de Xico Sá, já divulgado anteriormente, a feira receberá a atriz Marisa Orth, a jornalista Milly Lacombe e o psicanalista Christian Dunker como destaques das mesas literárias.
A programação das mesas foi divulgada nesta quarta (3), durante coletiva de imprensa.
A mesa de abertura do evento será composta por Xico Sá, o poeta Cuti e Milly Lacombe. Com o tema “Os outros no Brasil ontem e hoje”, a conversa abordará narrativas variadas que representem os brasileiros e seus cotidianos.
Para Bia Mantovani, curadora do evento, a junção dos três participantes será uma oportunidade de falar sobre passado, presente e futuro.
“A ideia é justamente trazer quem são esses outros que vivem e estão falando, refletindo sobre a vida. O Xico fala sobre política, futebol e masculinidade, a Milly aborda os afetos, as relações e o Cuti, referência na poesia negra, fala sobre literatura e teatro.”
Programação das mesas literárias
- “Os outros no Brasil ontem e hoje” – 19/09 – 19h no gramado do cinema, com Xico Sá, Cuti e Milly Lacombe
- “Entre nós” – 20/09 – 10h no gramado do cinema, com Joice Berth, Luiz Ketu e Helena Silvestre
- “Outras Gerações” – 20/09 – 12h no gramado do cinema, com Vitor Martins, Jessica Anitelli e Maria Carolina Casati
- “Outras Histórias” – 20/09 – 15h no gramado do cinema, com Julio Pimentel Pinto, Cristhiano Aguiar e Tânia Rivitti
- “O outro em nós” – 20/09 – 17h no gramado do cinema, com Christian Dun ker, Micheliny Verunschk e Maria Carolina Casati
- “Outras Palavras” – 21/09 – 10h no gramado do cinema, com Noemi Jaffe, Calila das Mercês e Bia Mantovani
- “Eu sou porque nós somos” – 21/09 – 12h no palco principal, com Marisa Orth e Adriana Ferreira Silva
Vale ressaltar que todas as mesas serão acessíveis e traduzidas em Libras.
Leia mais: Céu comemora 20 anos de carreira com show gratuito na FLIM em São José
A edição deste ano da FLIM promove o tema “Eu sou porque nós somos”, com curadoria de Alice Penna e Costa, Tania Rivitti, Bia Mantovani e assistência de Bruna Fernanda.
Valéria Israel, gestora de cultura e educação da AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), falou sobre o trabalho da equipe para continuar inovando e chamando mais pessoas para a feira.
“Ano passado recebemos mais de 50 mil pessoas, mas o nosso foco é melhorar o conteúdo da programação. O tema deste ano é necessário, então ampliamos a quantidade de mesas literárias e convidados para termos condições fazer as pessoas refletirem, questionarem e multiplicarem ações positivas.”