
Depois de sua primeira candidatura a prefeito de São José dos Campos, no ano passado, Wilson Cabral deverá disputar as eleições de 2026 para deputado federal.
O Partido Democrático Trabalhista (PDT), partido que o apoiou nas eleições municipais, deve oficializar a candidatura de Wilson nos próximos meses.
Cabral obteve 8.170 votos na disputa para a Prefeitura em 2024. A sua candidatura teve como vice a professora Nádia Assad (PDT) e reforçava a ideia de um projeto político voltado à educação e à sustentabilidade.
Entre suas propostas estavam a defesa do uso do Rio Paraíba como eixo de transporte na cidade, a criação de três novos parques naturais na cidade, Cerrado, Betânia e Vila Ema, e a criação de um programa municipal de bolsas para iniciação científica.
No início deste ano, foi eleito presidente do diretório municipal PDT.
Wilson Cabral
O professor tem uma formação acadêmica sólida e forte atuação no setor ambiental. Cabral é oceanólogo pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestre em sensoriamento remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Professor associado do ITA, ele possui vasta experiência em gestão de recursos hídricos e economia ambiental e ecológica.
Também é autor do livro “Gestão das Águas no Brasil: Reflexões, Diagnósticos e Desafios”, no qual analisa políticas públicas e desafios para a gestão dos recursos hídricos no país.
Leia mais: Melhor aluno do ITA, auditor fiscal articulou esquema bilionário em propinas
PDT reunido
O PDT realizará um encontro regional, em São José dos Campos, neste sábado (16), no Hotel Dan Inn. O encontro será aberto, com lideranças nacionais e locais, incluindo Cabral.
Entre os outros confirmados, estão: Carlos Lupi (Presidente PDT), Luiz Lemos (Fund. Leonel Brizola), Gleides Sodré (Mulheres Trabalhistas), José Carlos Rassier (Fund. Leonel Brizola), Daniel Munduruku (PDT Lorena), Maria Alice Tocantins (Vice Pres PDT SJC), Fábio Ferreira (PDT Caragua) e Prof José (PDT Guará).
De acordo com a organização, o evento terá palestras sobre gestão pública, governança e cidades como atividade formativa.