
A Envoy Air, companhia aérea regional que faz parte da American Airlines, divulgou nesta quarta-feira (13) um vídeo de dez minutos mostrando como funciona, nos bastidores, a produção e entrega de um jato E175 fabricado pela Embraer, em São José dos Campos.
O material celebra os 27 anos de parceria entre as duas empresas, que recebeu pela primeira vez uma aeronave da fabricante brasileira em 1998, um ERJ-145.
O vídeo leva o público para dentro da linha de montagem da Embraer e mostra o passo a passo da produção até a aeronave cruzar o céu rumo aos Estados Unidos para iniciar oficialmente sua operação.
A companhia norte-americana introduz o vídeo apresentando São José dos Campos, berço da Embraer, e enfatizando a complexidade da negociação por uma aeronave: “Muitas pessoas pensam que é como comprar um carro, mas o processo é muito diferente”.
O E175 é montado em sessões e as verificações de controle de qualidade são realizadas em vários estágios calculados para atender padrões de segurança rigorosos. Tanto funcionários da Envoy quanto da Embraer participam da gravação compartilhando suas experiências em diversos setores e explicando suas atribuições dentro dessa cadeia de atividades.
Quando pronta, a aeronave passa por um voo de teste com inspeções minuciosas feitas por técnicos que têm a missão identificar qualquer tipo de problema possível durante o voo e relatar os detalhes em um robusto sistema de controle.
Confira: CEO da Akaer defende repatriação de talentos para fortalecer setor aeroespacial brasileiro
Depois disso, o jato é oficialmente comprado, o título transferido e o número da matrícula do avião é revelado. Aí resta apenas outra grande tarefa: levar a aeronave aos Estados Unidos, onde vai passar por customizações para integrar a frota da Envoy. O voo passa por Manaus, depois Fort Lauderdale, na Flórida, e tem como destino a cidade de Abeline, no Texas.
Sobre o E-175
O E-175 é um jato regional fabricado pela Embraer, usado por companhias aéreas no mundo todo para voos curtos e médios. Ele é conhecido por unir velocidade, conforto e capacidade de operar em aeroportos menores.
Principais dados:
- Velocidade de cruzeiro: até 870 km/h.
- Alcance: cerca de 4.000 km (dependendo da versão).
- Capacidade: de 76 a 88 passageiros, dependendo da configuração.
- Teto de voo: 12,5 mil metros de altitude.
- Pista necessária para decolagem: em média 1,2 a 1,7 km.
- Tanques: comportam cerca de 11,6 mil litros de combustível.
Viu essa? ‘Carro voador’ da Embraer fará primeiro voo em dezembro, anuncia CEO