Ilhabela, localizada no litoral norte de São Paulo, mais uma vez, fez jus ao seu título de Capital Nacional da Vela, através da 52ª Semana Internacional de Vela.
O evento acabou no dia 26 de julho, contando com 120 embarcações e cerca de 1,5 mil velejadores de diversos estados do território brasileiro, assim como de países vizinhos.
Historicamente, a primeira edição do evento ocorreu no ano de 1969. No entanto, a segunda edição não ocorreu em seguida, voltando somente em 1974.
A partir desta data, tornou-se definitivo para o calendário da modalidade como um evento anual.
Nas duas primeiras edições, a competição era voltada somente aos monotipos. É a partir de 1980 que os veleiros de oceano passaram a integrar o evento.
Como se tornou parte essencial da identidade do lugar, o impacto econômico na escala local no evento deste ano foi realmente expressivo.
O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Observatório do Turismo de Ilhabela, fez um levantamento estatístico referente ao evento.
A edição mais recente atraiu cerca de 23 mil visitantes, gerando um movimento de R$ 45,1 milhões.
As estimativas também indicam que grande parte do público veio do estado de São Paulo, totalizando 42,6%, seguido do Rio de Janeiro, com 31%, e de Santa Catarina, com 7,2%.
Os dados indicam que 10% dos participantes eram de outros países da América do Sul, como Uruguai, Peru e Argentina.
Além disso, a ocupação hoteleira chegou a atingir 90% da lotação, de modo que setores como gastronomia, transporte e comércio registraram aumento por conta do fluxo de pessoas, em razão do evento.
Vale ressaltar que Ilhabela oferece mais de 40 praias, além de trilhas em meio a Mata Atlântica, cachoeiras e guarda a identidade histórica dos grandes casarões coloniais, que compõem parte da paisagem do lugar.
Como planejar uma experiência completa?
Com o aumento da visibilidade do evento, bem como a crescente demanda por estadias em períodos de temporada, consequentemente, acaba crescendo o interesse por serviços completos que oferecem mais praticidade.
Pensando especificamente nestas necessidades, muitas agências de turismo investem em ofertas de experiências completas, que contam com estadia, alimentação e roteiros de viagem com guias especializados.
Por este motivo, comprar pacote de viagem pode ser uma boa ideia, sobretudo para poupar tempo no planejamento da viagem.
Geralmente, neste tipo de aquisição, o turista pode aproveitar condições promocionais e parcelamentos que tornam a experiência mais acessível também.