Ilhabela inaugurou, na última sexta (1º), a 30ª edição do Festival do Camarão, um dos principais eventos do calendário turístico e gastronômico do Litoral Norte paulista.
A comemoração ocorrerá em duas etapas: nos restaurantes participantes (até 8 de setembro) e no Boteco do Camarão (14 a 31 de agosto), que retorna à Praça das Bandeiras após pedido do prefeito Toninho Colucci (PV), resgatando a essência do festival.
De acordo com a organização, a edição comemorativa traz:
- Pratos inéditos, como risoto de camarão com manga e pad thai caiçara
- Aulas-show com chefs renomados
- Música ao vivo e atividades culturais
- Espaço para produtores locais fortalecerem a economia criativa
Pratos de destaque






O cardápio completo pode ser visto no site oficial do festival.
Realizado na baixa temporada, o festival é uma oportunidade de injetar dinheiro na economia da cidade, gerando empregos diretos e indiretos, além de aquecer o comércio local.
“O Festival do Camarão é uma vitrine do que Ilhabela tem de melhor: nossa culinária, nosso povo e nosso potencial turístico. Trabalhamos para que eventos como esse gerem emprego, renda e mantenham nossa cidade viva o ano todo”, afirmou Toninho.
Boteco do Camarão: o coração do festival
De quinta a domingo, a Praça das Bandeiras terá estações gastronômicas com acarajé, massas artesanais e hambúrgueres de camarão.
“Será a maior edição da história, com foco na qualidade e na valorização da nossa cultura”, afirmou Helô Lacerda Franco, presidente da ACEI (Associação Comercial e Empresarial).
Leia mais: Mostra de Teatro da Rua Eliza transforma São José em palco cultural a céu aberto