Close Menu
    Sobre a spriomais
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Escute a rádio spriomais
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube LinkedIn WhatsApp
    • Institucional
    • Equipe
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube Spotify LinkedIn WhatsApp
    spriomais
    • Notícias
      • Cidades
      • Cultura
      • Especiais
      • Esporte
      • Geral
      • Made In Sanja
      • Meio Ambiente
      • Mulher
      • Polícia
      • Política
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Colunas
      • + Arte na Cidade
      • Animais Ok
      • Berlim Esporte Clube
      • Código Fonte
      • Cozinha sem Chef
      • Da janela do Helbor
      • Educação Conectada
      • ESG na Prática
      • Ofício das Palavras
      • Todas as Claves
      • Viva
    • Podcast Talk Mais
    • Branded
    • Acontece Mais
    • Publicidade Legal
    rádio
    spriomais

    Assai novo Assai novo

    Você está em:Início » São José dos Campos vira fenômeno mundial em jogo onde usuários desenham livremente sobre o mapa-múndi
    Tecnologia

    São José dos Campos vira fenômeno mundial em jogo onde usuários desenham livremente sobre o mapa-múndi

    Cidade já aparece entre as 10 com maior atividade no WPlace, plataforma global de arte colaborativa que tem viralizado entre adolescentes
    Autor: Gabriel Duarte e Gabriel Blois Moreira/portal spriomais1 de agosto de 2025Nenhum comentário4 Minutos de Leitura
    WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Email
    Compartilhe
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Email Copy Link
    Meta dos jogadores é lotar o traçado das cidades com personagens, memes e todo tipo de desenho (Créditos: Wplace)

    São José dos Campos entrou com força no radar de um dos jogos colaborativos mais criativos da internet nos últimos dias. A cidade se tornou um verdadeiro fenômeno no Wplace, uma plataforma online que funciona como um gigantesco mural de pixel art colaborativo baseado no mapa-múndi.

    O jogo é inspirado em projetos como o rplace, em que os usuários podem criar desenhos em uma tela virtual compartilhada. Ele tem atraído gente de todo o planeta para desenhar em suas cidades, entretanto, nos últimos dias, o destaque tem sido joseense.

    Com mais de 800 mil pixels preenchidos, a região de São José dos Campos já figura entre as dez mais “pintadas” do mundo no jogo, atrás apenas de outras grandes capitais mundiais como São Paulo, Rio de Janeiro e Berlim.

    Usuários locais têm se organizado para transformar a cidade em um painel digital repleto de criatividade, memes, personagens e símbolos culturais.

    O que os joseenses têm desenhado no Wplace

    A proposta do Wplace é simples: os jogadores podem pintar qualquer ponto do mapa com pixels. Você começa com 62 pixels livres para desenhar, e após esgotar essa quantia inicial, recebe um novo pixel a cada 30 segundos.

    Com coordenação e habilidade, grupos de usuários, classificados como “alianças” na plataforma, conseguem criar desde desenhos simples até ilustrações cheias de detalhes que sem dúvidas podem ser chamadas de obras de arte.

    No mapa, São José é tomada por desenhos de vários temas, a maioria deles ligados à cultura pop ou gamer. Confira alguns destaques:

    • Símbolos locais: logotipos do ITA, da Embraer e de instituições de ensino como a Univap, Unifesp e IFSP; o portal japonês do Torii e uma vaca onde fica o “Terreno das Vaquinhas”, no Jardim Aquarius; bares e boates como o Snooker e a Hocus Pocus; além de uma ilustração do 14 Bis de Santos Dumont.
    • Cultura pop: personagens como Garfield, Snoopy, Hello Kitty e diversos ícones de animes, incluindo uma enxurrada de Pokémons famosos.
    • Futebol: escudos do São José Esporte Clube, Corinthians, Fluminense e Flamengo dividem espaço com o Estádio Martins Pereira no mapa;
    • Fauna regional: representações de animais como lobo-guará e capivara também marcam presença.

    Se você quiser participar, é só acessar o site wplace.live, criar sua conta, escolher um ponto no mapa e começar a desenhar.

    Mapa da cidade é atualizado sem parar e ganha novas figuras a cada instante (Créditos: Wplace)

    Organização para fazer arte

    O crescimento do interesse por São José no WPlace tem sido orgânico, impulsionado por grupos em redes sociais e fóruns online, onde os participantes, grande parte deles menores de idade, combinam o que desenhar e como blindar as artes de alterações feitas por outros jogadores.

    Morador do Jardim Satélite, o jovem desenvolvedor de games Luis Gabriel Barbosa (22) conheceu a plataforma por meio de um post no X.

    Ao acessar o jogo pela primeira vez, há menos de 24 horas, notou um QR code desenhado próximo à região onde mora — o que despertou sua curiosidade e o levou a entrar em uma comunidade joseense do Wplace no Discord.

    “Mesmo não sendo uma das maiores cidades do país, São José tem muitas pessoas ativas na internet e, além disso, a criação da comunidade do Discord fez com que a cidade ficasse mais unida, protegendo os desenhos e criando novos”, afirmou.

    Nessa comunidade, os usuários têm um planejamento pronto com as próximas figuras a serem criadas no jogo. Na lista, estão o Arco da Inovação, um avião da Embraer, possivelmente o C-390 Millenium, o Thermas do Vale e a Farma Conde Arena.

    O portal spriomais criou uma conta no jogo e também deixou sua marca em São José (Créditos: Wplace)

    Regras para uma boa convivência digital

    Para que essa convivência virtual funcione bem, a plataforma estabelece algumas regras claras de conduta para que o espaço siga saudável e democrático:

    • Não é permitido fazer pinturas de conteúdo +18 ou associadas a grupos de ódio;
    • É proibido estragar artes já feitas sem motivo;
    • Não se pode divulgar ou referenciar sites inapropriados;
    • É vetado o uso de múltiplas contas por um mesmo jogador;
    • O uso de bots é proibido.
    game jogos pixel sao jose dos campos sjc usuarios wplace
    Compartilhe Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Telegram Email Copy Link
    Notícias AnterioresJustiça italiana mantém Carla Zambelli presa; extradição para o Brasil pode levar dois anos
    Próxima Notícia Cosplays, shows e gastronomia; Festival dos Imigrantes agita Jacareí neste fim de semana

    Notícias Relacionadas

    Orquestra Joseense se apresenta com entrada gratuita no Teatro Municipal de SJC

    25 de setembro de 2025

    Um em cada quatro trabalhadores do setor supermercadista da região tem de 18 a 24 anos, afirma APAS

    Autor: Gabriel Blois Moreira25 de setembro de 2025

    Bruno Kerber, consultor de negócios – talkmais #198

    25 de setembro de 2025
    Inscrever-se
    Acessar
    Notificar de
    Acessar para comentar
    0 Comentários
    mais antigos
    mais recentes Mais votado
    Feedbacks embutidos
    Ver todos os comentários

    Disk




    WP Diamante


    Taubaté Taubaté

    A spriomais é o primeiro portal jornalistico multidigital do Vale do Paraíba, com os principais acontecimentos da região, do Brasil e do mundo.

    email:
    jornalismo@spriomais.com.br

    Maior festival gastronômico do Vale do Paraíba, com 60 mil pessoas na edição de 2024, e que reúne os melhores restaurantes, bares e confeitarias de São José dos Campos.

    instagram:
    @mais_gastronomia
    email:
    comercial@spriomais.com.br

    Um canal onde as empresas e instituições podem divulgar seus balanços, editais, produtos e classificados. As pautas de entretenimento, ações sociais e 3º setor, também são destaques na publicação.

    email:
    comercial@spriomais.com.br 

    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • LinkedIn
    • WhatsApp
    • Spotify
    © 2025 SPRIO SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO EIRELLI - spriomais 2025 © Todos os direitos reservados

    Escreva algo e precione Enter para buscar. Pressione Esc para cancelar.

    wpDiscuz
    Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.