Em homenagem aos 258 anos de São José dos Campos, comemorados no último domingo (27), a artista joseense Carol Capucho acaba de lançar a exposição virtual “As Cores da Cidade”.
O projeto transforma ícones do município em ilustrações lúdicas para colorir — no estilo dos famosos desenhos Bobbie Goods, febre entre o público jovem nas redes sociais.
A mostra reúne 12 obras autorais, todas inspiradas em paisagens e figuras emblemáticas de São José, como a ponte estaiada, as capivaras e as palmeiras-imperiais do Parque da Cidade e o monumento do Torii, no Jardim Aquarius.
Os desenhos estão disponíveis gratuitamente em PDF em preto e branco para download, permitindo que o público possa imprimir e colorir em casa. Confira abaixo a lista de ilustrações:
- Arco da Inovação
- Torii
- Capivara
- Palmeiras Imperiais do Parque da Cidade
- Biblioteca Pública Cassiano Ricardo
- Parque Vicentina Aranha
- Jequitibá-Rosa de Eugênio de Melo
- Mercado Municipal
- Portal de entrada de São Francisco Xavier
- Macaco Muriqui
- 14 Bis do Parque Santos Dumont
- Museu Municipal
Voltado especialmente para crianças e jovens, mas acessível a todos os públicos, o projeto também inclui uma ação educativa: uma tiragem limitada de kits de colorir será distribuída gratuitamente em uma instituição de atendimento a jovens e crianças da cidade.
Os kits incluem uma pasta personalizada com as 12 ilustrações, lápis de cor, giz de cera, apontador e um folder informativo.
Além da exposição visual, o site do projeto traz recursos de acessibilidade em audiodescrição, com uma versão extra em que a própria artista narra cada obra, descrevendo seus traços, inspirações e elementos visuais.
Você pode gostar: Como é morar em São José dos Campos? Moradores tecem elogios e críticas ao município
Carol Capucho, que também é estudante universitária, cantora e fotógrafa, assina o projeto ao lado do irmão, Matheus Capucho, responsável pela criação e gerenciamento do site, registro documental e suporte técnico da exposição.
A exposição é realizada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), da Prefeitura de São José dos Campos, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Leia também: Parques, museus, pistas e ciclovias: conheça os espaços que elevam a qualidade de vida em SJC