
Dois projetos de São José dos Campos estão entre os finalistas do Prêmio Governador do Estado para as Artes 2025, a mais importante premiação cultural do estado de São Paulo.
O anúncio dos indicados foi feito pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Na categoria “Arte para Crianças”, o espetáculo “Dinossauros do Brasil”, do diretor e bonequeiro Beto Andreetta, é um dos cinco finalistas.
A peça leva aos palcos a história de dinossauros que viveram no território que hoje corresponde ao Brasil, há milhões de anos.
Outro destaque da cidade está na categoria “Valorização do Patrimônio Cultural”, com as ações do Centro de Documentação Musical de São José dos Campos (CDM), liderado pela musicista Raquel Aranha, que também é colunista do portal spriomais.
Sabia dessa? Nova plataforma vai revelar a história da música em SJC
Instalado no Parque Vicentina Aranha, o CDM é um dos poucos centros do país dedicados à preservação e difusão do patrimônio musical material e imaterial.
O trabalho inclui desde a higienização e digitalização de partituras e mídias antigas até atividades de formação e conhecimento, como palestras, concertos, rodas de choro e visitas monitoradas.
A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para o dia 24 de junho, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
Os vencedores de cada categoria recebem um troféu e uma premiação de R$ 35,5 mil, exceto na categoria “Instituição Cultural”.
Outros projetos da região também estão entre os finalistas
Além dos dois projetos de São José dos Campos, segundo o governo de SP, a região do Vale do Paraíba e Litoral Norte conta com mais cinco projetos finalistas, distribuídos em diferentes categorias da premiação.
Veja os outros finalistas:
- “Infância e Emergência Climática”, de Doca Sander — São Sebastião
Categoria: Arte para Crianças - “Andanças – Companhia de Dança de Ubatuba”, de Brisa Diamante — Ubatuba
Categoria: Dança - “A Turma do Alfredo: uma lição sobre o bullying”, de Ivanildo Neder Lemos — Taubaté
Categoria: Incentivo à Leitura - “Brincantes e Brincares – O mundo da inocência infantil”, de Selma Regina da Silva Fernandes e Juliane Guedes — Jacareí
Categoria: Museus e Centros Culturais - “Semana da Cultura Caiçara”, de Marquinhos Guti — Ilhabela
Categoria: Iniciativas Culturais – Setor Público
Você pode gostar: Em imersão na zona rural de São José, artista que viaja o mundo se reconecta com seu propósito de vida: ‘Confie no Universo’
Sobre o prêmio
Criado em 1986, o Prêmio Governador do Estado para as Artes é considerado o maior reconhecimento cultural de São Paulo e uma das maiores premiações estaduais do país. Em 2025, a cerimônia terá direção de José Possi Neto e fará uma homenagem especial aos 60 anos da Jovem Guarda, movimento musical e cultural que surgiu em São Paulo.
Ao todo, são 13 categorias, entre elas Arte para Crianças, Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Incentivo à Leitura, Museus e Centros Culturais, Música, Teatro e Valorização do Patrimônio Cultural.