O plano regional do partido esbarra em São José dos Campos, onde a sigla é alinhada ao governo Anderson Farias.
Uma coisa é certa: o MDB quer voltar a ser grande na região. A grande dúvida é: vai dar certo?
Vamos dar umas pitadas sobre isso…
O cara
O ex-prefeito Izaías Santana (MDB), de Jacareí, acredita que o projeto do partido vai, sim, dar certo. De olho nisso, ele recebeu “passe-livre” do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, para reestruturar o partido na RMVale. Virou uma espécie de articulador regional da sigla e deve ser candidato a deputado em 2026, ampliando sua base para além de Jacareí.
A favor
Remando a favor do projeto de Izaías pesa o fato de o MDB ter diversos vereadores e lideranças expressivas na RMVale. Conta também a força nacional da sigla, uma das mais tradicionais da política brasileira.
Pedra no sapato
O projeto do MDB tem uma pedra no sapato. Aliás, uma pedra bem grande: São José dos Campos. Na cidade, o partido está alinhado ao governo Anderson Farias (PSD), seja por meio do presidente do diretório municipal, Augusto Delfim, seja pela figura do vice-prefeito Wilker Lopes (MDB) — dois aliados fiéis da administração.
Dois rumos?
Difícil acreditar que o MDB de São José se alinhe a um projeto regional contrário ao do PSD. É um ponto de tensão. Izaías sabe disso e já admite estar trabalhando para atrair aliados joseenses ao projeto regional do MDB. Quem são esses aliados? Vai dar certo? Mais perguntas entram na lista de questões a serem respondidas com o tempo.
Segue o baile…