
O Hospital GACC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer) do Vale, em São José dos Campos (SJC), realizou em 2024, mais de 160 mil atendimentos. Desses, 80% foram destinados a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
A instituição, que é mantida com doações de empresas e parceiros, tem ajudado a salvar a vida de crianças e jovens com câncer, oferecendo exames, quimioterapias, transfusões de sangue e outros procedimentos para pacientes de todo o Vale do Paraíba.
O GACC está completando 15 anos de funcionamento e celebra conquistas importantes. Somente em 2024, os principais avanços foram:
- Ampliação do acesso a exames complexos, com a chegada de um novo aparelho de ressonância magnética. O equipamento foi adquirido por meio de um projeto aprovado no PRONON (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), com apoio de empresas que destinaram parte do imposto de renda ao hospital.
- Qualificação da assistência hospitalar, com a implementação e expansão de programas de melhoria contínua, como o PROA e o Profile St. Jude Global, voltados à excelência no atendimento e à tomada de decisões com base em dados.
- Reconhecimento como centro de referência regional, com o diagnóstico de mais de 1.100 novos casos por ano de câncer e doenças raras em crianças e adolescentes, atendendo pacientes de 39 municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
O hospital também recebeu o Prêmio Latino-Americano de Excelência em Higiene das Mãos, que reconhece o compromisso da equipe com a segurança e o cuidado.
“Tornar esse gesto um hábito diário entre equipes, pacientes e acompanhantes exige treinamento contínuo, vigilância ativa e engajamento de toda a organização. O prêmio representa esse esforço coletivo em salvar vidas por meio de atitudes consistentes”, disse Rosemary Sanz, fundadora e representante institucional do GACC.
Mesmo com cerca de 128 mil atendidos da rede pública no último ano, atualmente, o SUS cobre, em média, apenas 22% do custo real de cada procedimento oferecido no hospital. Com isso, o GACC enfrenta um déficit estimado de R$ 3 milhões. Para 2025, o desafio é fortalecer a cultura de doação, essencial para a continuidade do funcionamento.
“O Hospital GACC só alcança esse nível de eficiência, acolhimento e alta tecnologia porque conta com uma rede de apoio que acredita na causa. Nosso esforço agora é ampliar essa consciência: quanto mais excelência oferecemos ao SUS, mais precisamos de doações para continuar existindo. Manter o hospital funcionando, com acesso rápido ao diagnóstico e tratamento, é uma responsabilidade coletiva”, completou.
Doações podem ser realizadas por meio do site oficial do GACC (clique aqui).
Contate o GACC
E-mail: gacc@gacc.com.br
Instagram: @gaccvale
WhatsApp: (12) 99797-7764
Samosas, empanadas e outras delícias: Festival Mais Gastronomia terá 15 novas opções de menus