
O Estádio Martins Pereira, casa do São José Esporte Clube, sediará uma festa junina beneficente em dois finais de semana.
O “Arraiá do Martins Pereira” acontecerá do dia 30 de maio até 1 de junho e de 6 a 8 de junho.
A festa, com entrada gratuita, beneficiará o GAIA (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo) e o GACC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer).
Segundo a organização, o evento contará com shows, violeiros, apresentações de quadrilhas, feira de artesanato, estúdio de fotografias caipiras, trenzinho, parque de jump e infláveis para crianças e adultos.
Horário:
- Sextas-feiras 18h às 23h
- Sábados e Domingos 12h às 23h
Churrasco, bolinho caipira, comida tropeira, espetinhos, doces, milho, chopp e bebidas tradicionais são algumas das opções incluídas na culinária do arraiá.
O evento é pet friendly.
Energia solar
Além disso, o estádio recebeu 220 painéis solares fotovoltaicos (128,76 kWp de potência).
Em apenas dois meses de operação, o sistema já garantiu uma redução de 65% nos custos com energia elétrica do estádio, colocando o “Martinzão” no seleto grupo de arenas brasileiras – como Maracanã (RJ), Mineirão (MG) e Mané Garrinha (DF) – que adotam energia renovável.
A região do Jardim Paulista, onde o estádio está localizado, tem alta incidência solar, potencializando a eficiência dos painéis.
Como funciona o sistema?
- Conversão de luz solar em energia: As placas captam raios solares e os transformam em eletricidade para alimentar o estádio.
- Excedente vai para a rede pública: O excedente não consumido é injetado na rede da concessionária, beneficiando outros consumidores.
- Energia limpa: Zero emissões de poluentes, alinhado com metas ambientais.
Gestão eficiente: água também na mira
Além da energia, o estádio reduziu 50% no consumo de água após identificação de vazamentos e modernização dos sistemas hidráulicos.
Luiz Carlos Bertti, engenheiro responsável pela gestão do estádio (Gros Participações), ressaltou a necessidade da mudança:
“Pouca gente imagina a quantidade de energia elétrica necessária para manter um estádio em funcionamento. Desde que assumimos a gestão do Martins Pereira estamos buscando medidas sustentáveis e racionais para reduzir insumos como energia e água.”
